Sob novo comando, a 15º edição do Fashion Rio atrai patrocinadores como Sistema Firjan, Nívea, C&A, Marisol, Oi, Gol, AOC e Universidade Estácio de Sá. Um investimento de R$ 9 milhões foi feito no evento organizado agora por Paulo Borges, diretor criativo do Fashin Rio e CEO da Luminosidades, empresa organizadora do Fashion Rio. A edição deste ano conta com as parcerias do Sesi-RJ, Sebrae-RJ e Associação Brasileira da Indústria Textil – Abit -, através do Programa Texbrasil, criado em parceria com a APEX-Brasil. Até 10 de junho, diversas marcas farão ações no espaço no Pier Mauá. Para destacar o novo momento, OEstudio criou uma nova identidade visual para o evento, associando-o diretamente ao Rio de Janeiro.
Pela primeira vez, o Fashion Rio deixará a Marina da Glória para ocupar o Píer Mauá, local estratégico do projeto de revitalização da cidade do Rio. Três grandes armazéns, totalmente reformados, vão abrigar as salas de desfile e as áreas de patrocinadores, imprensa e de convivência. Vinte e nove marcas desfilarão este ano.
O evento conta ainda com uma exposição em homenagem ao Ano da França no Brasil. O Rio de Janeiro é o tema da exposição inédita do etnólogo e fotógrafo francês Pierre Verger, patrocinada pela Oi. Também como parte das comemorações do Ano da França no Brasil, imagens serão projetadas ao ar livre, com as “marinas” do pintor francês Jean-Baptiste Debret, para entreter o público, quase que misturando-as à paisagem da Baia de Guanabara. E como Shopping Oficial do Ano da França no Brasil, o Shopping Leblon aproveita o Fashion Rio para reforçar o conceito de ligação com a moda premiando convidados do stand da Vogue com brindes Dior. Além das marcas citadas, estão entre os realizadores do evento Caderno Ela (O Globo), Marie Claire, GNT, Marisol, Vogue, O Globo Estilo, Jornal do Brasil, Domingo, Marles Bamboo, AffinitiBerlam, Prefeitura do Rio de Janeiro e Governo do Estado do Rio de Janeiro.
A Oi, que também patrocina a São Paulo Fashion Week, o Minas Trend Preview e o Oi Fashion Rocks, participará do Fashion Rio com uma combinação de moda e tecnologia em diversas ações. Nesta edição, a empresa será responsável por todo infraestrutura de telefone e internet. “A companhia acredita no potencial do segmento para a movimentação da economia brasileira e sabe da importância do Rio de Janeiro dentro desse cenário, por isso, está presente no Fashion Rio e em outros eventos de moda de destaque”, diz Flávia da Justa, diretora de comunicação da Oi.
Mais força na moda carioca
Dois eventos já tradicionais do mercado da moda carioca ganharam um reforço de peso. Após deixar o comando do Fashion Rio, Eloysa Simão, da Dupla Assessoria, anunciou a união com o Sistema Fecomércio-RJ e a Escala Eventos para incrementar o Fashion Business, agora Fashion Business Tech, e o Seminário Moda+. Pela primeira vez em oito anos, o seminário Moda+ contará com palestrantes internacionais, para adiantar discussões e contextualizar tendências do cenário global da moda. Ele será realizado em agosto. Já o Fashion Business Tech será promovido no começo de 2010. Nas edições anteriores, com o nome de Fashion Business, o evento se consagrou como a maior e mais expressiva bolsa de negócios do segmento de moda nacional, com mais de 150 grifes de 12 estados brasileiros, gerando R$ 350 milhões para o mercado nacional e US$16 milhões em exportação para 26 países a cada edição. Este ano ele será totalmente voltado para lançamentos de serviços, equipamentos e tecnologia. O investimento para a realização do primeiro Fashion Business Tech será de R$ 3 milhões, um crescimento de 30% em relação ao valor investido na última edição. O Fashion Business Tech e a edição primavera-verão 2011 do seminário Moda+ irão receber cerca de R$ 4 milhões de investimentos no início do próximo ano.
por Teresa Levin