A Omelete Company, em parceria com o instituto MindMiners, divulgou esta semana os resultados da pesquisa Geek Power 2019, que desvenda o perfil e os hábitos de consumo do público geek brasileiro.
A metodologia da pesquisa utilizou quantitativa e qualitativa online em dois universos: 1.853 respondentes na plataforma do Omelete, representando o público geek, e 1.500 respondentes na plataforma MindMiners, que representam o brasileiro conectado. O foco era mapear quem é esse público, seu estilo de vida, seu comportamento e como consome o entretenimento no dia a dia.
“Diversos agentes querem entender o comportamento do geek, porque ele rompe barreiras, viraliza e dita tendências. O geek está na vanguarda e os números inerentes a esta audiência não param de crescer”, disse Otávio Juliato, CCO da Omelete Company.
Segundo o executivo, a relação das marcas com o público geek mudou. As empresas estão mais assertivas e se inserem na conversa com a audiência ao longo do tempo. “Não é preciso ser uma empresa de tecnologia para se destacar com o público geek. Ele consome educação, alimento, finanças e diversão como todo mundo. Qualquer empresa que gere identificação pode cair no gosto desse público fiel”, pontuou. Ele ainda aconselha que as marcas tenham a ousadia de sair do modelo de mídia tradicional e pensem em como se inserirem na jornada da experiência do grupo.
Dados da Pesquisa Geek Power:
Gênero: 63% homens | 37% mulheres
Faixa etária: 38% têm até 24 anos | 40% têm entre 25 e 34 anos | 22% têm entre 35 e 54 anos
Família: 72% são solteiros | 87% não têm filhos
Renda: 12% classe A | 30% classe B | 28% classe C | 30% classe D
Educação: 5% fez mestrado ou doutorado | 56% têm ensino superior completo ou cursando | 16% têm alguma especialização
86% falam inglês | 30% falam espanhol
Estilo de vida: 79% estão tentando se alimentar de maneira mais equilibrada | 4% são vegetarianos | 54% praticam algum exercício físico (musculação, corrida e caminhada estão entre as preferências)
Imediatismo: 80% usam serviço de delivery pelo menos uma vez por mês | 14% preferem refeições rápidas na correria do dia a dia
Mobilidade: 77% usam carro | 51% utilizam transporte público | 8% se locomovem por bicicleta
Finanças: 59% se interessam em desenvolver um negócio próprio | 41% tem o hábito de investir a renda | 6% investem em criptomoedas
Diversão: 1/3 tem interesse em fazer um cruzeiro durante as férias
Entretenimento e cultura: 91% acessam redes sociais todos os dias | 68% assistem TV e TV por assinatura pelo menos uma vez por semana | 83% leem quadrinhos e livros 3 vezes mais que a média brasileira | 78% acessam blogs e sites de notícias diariamente | 45% frequentam cinemas mais de duas vezes por mês
eSports: 20% assistem streaming de eSports
Games: 62% jogam games | 71% jogam em consoles pelo menos uma vez por mês | 44% jogam em desktop/notebook
Streaming: 94% assinam serviços de streaming para vídeos, como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Go e outros | 62% usam o Spotify durante a semana
Experiências: 54% já foram a algum evento nos últimos 3 anos (CCXP, Rock in Rio e Lollapalooza foram os eventos mais lembrados)
Filmes: 54% assistem ficção científica | 35% aventura | 35,6% fantasia
Séries mais aguardadas pelos geeks em 2020: Stranger Things, La Casa de Papel e Falcão e o Soldado Invernal
Filmes mais aguardados pelos geeks em 2020: Mulher-Maravilha 1984, Black Widow e Os Eternos