Marcas digitais são agora os maiores anunciantes de TV no Reino Unido, aponta um novo estudo da Thinkbox, que também revela que foram investidos 5,27 bilhões de libras em televisão em 2016. De acordo com a pesquisa, a publicidade em TV no Reino Unido cresceu 0,2%, o sétimo aumento consecutivo anual.

As informações estão em linha com os dados do relatório AA/WARC Expenditure Report, que estima que o total do investimento em publicidade no Reino Unido chegou a 21,1 bilhões de libras no ano passado, um crescimento de 4,4%, sendo que a TV fica com 25,3% da verba. A previsão é que o mercado publicitário no Reino Unido alcance 21,8 bilhões de libras em 2017, com crescimento de 3,2% e a TV com 1,6% de aumento.

Baseada em dados da Nielsen, a Thinkbox destaca que grandes marcas digitais como Amazon, Just Eat e Netflix investiram um total de 639 milhões de libras em TV no ano passado, o que representa um avanço de 8% na comparação com 2015. Dessas marcas, a Amazon foi a que mais investiu em TV – 34,3 milhões de libras, um crescimento de 39% sobre 2015.

Depois dos negócios online, as categorias que lideram os investimentos publicitários em TV são: empresas de alimentos (627 milhões de libras, com queda de 10%), cosméticos e cuidados pessoais (439 milhões, recuo de 3%), entretenimento (419 milhões, que permaneceu estável) e motores (314 milhões, com aumento de 2%).

A Thinkbox acrescenta que a gigante P&G teve a propaganda mais vista na TV no Reino Unido em 2016, de acordo com dados da Broadcasters’ Audience Research Board (BARB), alcançando 34,8 bilhões de views e um crescimento de 14%. Completam o top 5 das marcas com anúncios mais vistos na TV Sky (24,6 bilhões de views, aumento de 17%), Reckitt Benckiser (21,2 bilhões, avanço de 4%), BT (15,7 bilhões, crescimento de 15%) e Unilever (14,6 bilhões, com queda de 28%).

“Os anunciantes investem em TV porque funciona. A televisão é um ambiente confiável para a marcas”, disse Lindsey Clay, Chief Executive da Thinkbox. “É uma mídia onde eles querem ser vistos. A credibilidade e a qualidade são as principais razões de a TV ser a forma mais efetiva de publicidade”,  acrescentou ela.