A Páscoa de 2013 reserva poucas surpresas aos fabricantes de chocolates do Brasil. De acordo com a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), o desempenho do setor durante a data será praticamente igual ao do ano passado, quando foram produzidas 18 mil toneladas de chocolates e vendidos 80 milhões de ovos em mais de 800 mil pontos de venda.

“Nossa previsão é de crescimento modesto, semelhante ao de 2012 — que, por sua vez, repetiu o de 2011. Devemos comemorar essa estabilidade, afinal, outros setores alimentícios tiveram um decréscimo forte”, analisa Ubiracy Fonseca, vice-presidente de chocolate da Abicab, citando o crescimento módico de 1% do PIB brasileiro como indicativo de boa performance do segmento. “O setor seguiu o movimento da economia do país, que apresentou um cenário de baixo crescimento. Além disso, estamos falando somente da Páscoa. O ano como um todo deve ser ainda melhor. Estamos otimistas”, ressalta.

Para atender à demanda do período, foram abertas mais de 20 mil vagas temporárias nas chocolateiras desde o segundo semestre de 2012, principalmente nas áreas de produção, promoção e vendas.

Lançamentos

A entidade reuniu 11 empresas do setor, nesta terça-feira (29), para apresentar os mais de 100 produtos desenvolvidos para celebrar a data. O Grupo CRM, detentor das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau, prevê um crescimento de 15% e 160% para as marcas em 2013, respectivamente, e uma produção total 59% superior a do ano passado. Ao todo serão 44 lançamentos, incluindo o Ovo Collection, produzido em edição limitada (oito mil unidades) para comemorar os 85 anos da Kopenhagen. O produto terá uma embalagem de veludo, cravejada de cristais Swarovski, e custará R$ 299. A Brasil Cacau ainda conta com o patrocínio ao programa “Big Brother Brasil” para aumentar as vendas: em janeiro deste ano (período correspondente ao início da veiculação da atração), o número de trufas vendidas saltou de dois para dez milhões de unidades. A inserção da marca no programa custou R$ 25 milhões ao CRM — que tem verba de marketing de R$ 45 milhões planejada para 2013.

A Garoto aproveita o título de patrocinadora da Copa do Mundo de 2014 para trazer ao mercado duas edições especiais de ovos para os admiradores de futebol: o Garoto Seleção Brasileira, de chocolate ao leite com bombons de banana; e o Talento Coco e Castanha–do–Pará. Entre as novidades da Cacau Show estão o Ovo Dreams, feito com chocolate belga; novos sabores no Trio Gourmet para comer de colher; a marca própria infantil Bella; e licenciamentos de marcas como Carrossel e Turma da Mônica. A rede prevê produzir mais de nove milhões de itens neste ano e atingir um faturamento de R$ 460 milhões.

A Lacta, da Mondelez, terá 15 lançamentos, entre eles o Diamante Negro em formato de diamante, o Ovo Sonho de Valsa Tripla Camada, o Ovo Bis Xtra 3kg e o licenciamento do game Angry Birds. Entre as apostas da Nestlé estão o ovo de Páscoa Lollo, o Alpino de Colher, o ovo Kit Kat, o ovo Nestlé Classic Branco com recheio sabor Torta de Limão e licenciamentos de marcas como Princesas, Moranguinho, Thundercats, Toy Story e Carros. Com o lançamento de Lollo – marca de chocolate que voltou ao mercado no ano passado após 20 anos –, a Nestlé pretende repetir o sucesso obtido com as vendas de Kit Kat em 2012. A previsão de crescimento da marca é de 5% em 2013.

A Arcor, que pretende crescer 30% em faturamento neste ano, tem como destaques o Ovo Mickey Mouse, o Ovo Procurando Nemo e o Ovo Tortuguita, carro-chefe do portfólio de produtos da empresa. Seis novidades movimentam a Páscoa 2013 da Munik, entre elas o Ovo de Páscoa Alfajor, o Ovo Branco com Frutas Vermelhas e o Ovo de Páscoa Pão de Mel. A expectativa da empresa é de crescimento de 25% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. A Pandurata, que engloba as marcas Hershey’s, Bauducco e Visconti, espera crescer 36% em faturamento com a campanha de Páscoa e aposta na linha Kisses Hershey´s, com destaque para o sabor Ovomaltine, e nas tradicionais colombas de frutas e gotas de chocolate.

“Observamos que muitas marcas vêm investindo em licenciamentos, o que é muito válido. O licenciamento é um alavancador de vendas e grande atrativo para os consumidores”, observa Fonseca. Os produtos começam a chegar aos pontos de venda de todo o país nos próximos 15 dias. Os preços dos ovos devem ser 5% superiores aos de 2012, corrigidos de acordo com a inflação do período.

Segundo dados da Abicab, atualmente o consumo per capita de chocolate no Brasil é de 2,2 kg por ano. O país é o terceiro maior produtor de chocolates do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e Alemanha, e exporta para mais de 100 países.