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Cada vez mais, os dados se fazem necessários para entender os consumidores e garantir que marcas e varejistas continuem competitivos em um mercado em desenvolvimento. Essa afirmação é fruto de um estudo desenvolvido pela Criteo em parceria com a Forbes Insights. Nele, 71% dos varejistas estão dispostos a contribuir com bancos de dados, sendo que dos entrevistados, três quintos já são parte de uma “cooperativa”.

O estudo se chama “The Commerce Data Opportunity: How Collaboration Levels the Retail Playinh Field” e também mostra que, entre os benefícios gerados pela colaboração, o “aumento de receita” é mencionado por 72%. Ainda assim, o relatório afirma que muitos varejistas não usam essas informações de forma estratégica para ter algum tipo de vantagem competitiva.

“Diante de um cenário em que as gigantes físico-digitais ganham cada vez mais espaço e os consumidores estão cada vez mais exigentes e voláteis, a colaboração é a peça chave para que marcas e varejistas consigam entregar experiências relevantes aos seus clientes. Disseminar o valor da colaboração e o potencial dos dados é justamente o objetivo do ecossistema de Commerce Marketing criado pela Criteo, uma rede com milhares de varejistas, marcas e publishers centrados em tecnologia de marketing integrada, construída para o comércio e alimentada por machine learning”, explica Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina.

De acordo com a pesquisa, as marcas estão preocupadas com a possibilidade das empresas físico-digitais limitarem o acesso aos seus produtos. Os varejistas, por sua vez, estão preocupados com o possível distanciamento dos consumidores das lojas menores.

Apesar de saber do potencial dos dados, as marcas não têm capacidade de ativação, visto que quatro em cinco marcas/varejistas olham para os dados dos consumidores como essenciais para as suas estratégias. Os dados agregados são uma forma poderosa de ir em frente, e valorizar a colaboração e agrupamento de recursos de dados para atender aos clientes é uma atitude revelada pelas marcas e varejistas.

“Apesar da transformação disruptiva da indústria do varejo, simultaneamente, nós estamos testemunhando que as marcas, grandes ou pequenas, entendem a importância crítica dos dados, estão trabalhando duro para alavancar os que possuem e vêem oportunidade de trabalharem juntas para ganhar uma vantagem”, afirma Bruce Rogers, diretor da Forbes Insights. “Os dados são os grandes equalizadores neste período de  divisão e executivos globais concordam que uma abordagem compartilhada é a chave para ganhar vantagem  na  batalha pela atenção, pelo tempo e pela carteira do consumidor”.