Uma pesquisa de mercado conduzida pela agência britânica The Pineapple Lounge sugere que o uso de estereótipos como a cor rosa e figuras de princesas começam a funcionar cada vez menos na hora de cativar meninas, tanto para garotas abaixo de 10 anos como para pré-adolescentes.
Segundo o estudo “Little Miss Understood”, realizado com 1.070 meninas entre 8 e 14 anos no Reino Unido, 27% das garotas na faixa etária de 8 a 10 não gostam de princesas e objetos rosas. A porcentagem cresce para 38% no grupo de 11 a 12 anos, e para 39% na idade entre 13 e 14.
Além disso, enquanto apenas 41% das jovens participantes expressaram interesse por celebridades, 59% mostraram mais interesse por videogames.
Na hora de escolher um modelo de mulher como referência, 7% optaram pela cantora Miley Cyrus e 40% elegeram a campeã olímpica de heptatlo, Jessica Ennis-Hill
“Acho que algumas empresas se tornam complacentes na hora de mirar e promover produtos para garotas, usando denominadores comuns como rosa e desejo de fama. Isto não quer dizer que o apelo não seja interessante, mas existem outros ângulos que engajam meninas além das imagens estereotipadas”, afirma a diretora da agência The Pineapple Lounge, Emma Worrollo, responsável pelo estudo.
Com informações do Warc.com