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Nas redes sociais, nas caixas de email, nos comerciais de TV, nas lojas físicas, no mobiliário urbano, nas páginas dos jornais: a Black Friday está em todos os lugares. Soa quase como um grito de socorro do varejo que enxerga na data a possibilidade de eliminar os estoques e desafogar as vendas que não foram realizadas em um ano difícil para o comércio, assombrado pela crise que vive o Brasil.

E as ações são diversas e a briga pelo maior desconto coloca o consumidor em uma posição confortável, afinal, quem pesquisar mais pode aumentar as chances de encontrar o melhor preço nesta sexta-feira (25). Um levantamento da BlackFriday.com.br afirma que 95% dos consumidores querem comprar na Black Friday e 62%  serão millennials. A pesquisa foi realizada com 3.500 internautas e a maioria está na faixa etária de 18 a 34 anos. Os mais velhos vão aproveitar a data, mas em menor escala. Os usuários de 35 a 44 anos representam 22%, 45 a 64 anos 15% e mais de 65 anos apenas 1%.

De olho nesse público, a BlackFriday.com.br, em parceria com a Smarkio, vai enviar promoções e cupons via chat em redes sociais. Por exemplo: os consumidores vão receber ofertas pelo Messenger do Facebook por meio de um robô. O levantamento também aponta que as categorias mais desejadas são: smartphones (48%), eletrodomésticos (25%), TV e vídeo (26%), informática e tablets (28%), eletroportáteis (18%), moda (18%), games (17%), livros e papelarias (15%).

Há quem já considere a data tão importante quanto o Natal, como é o caso da Netshoes. No quesito representatividade, Gabriela Platinetty, diretora de marketing, afirma que a marca criou o Black November para intensificar e antecipar as ofertas. “Não queremos que o cliente espere o mês todo para comprar o que ele deseja em um único dia. Nesse ano, nosso time tem trabalhado para garantir infraestrutura adequada para evitar filas e suportar o grande tráfego que a data movimenta”.

A expectativa para o volume de vendas é alta. Gabriela afirma que são mais de dois milhões de produtos entre artigos de esporte, moda e beleza, tanto da Netshoes quanto da Zattini, outro e-commerce que pertence ao grupo. As campanhas de divulgação trazem os garotos-propaganda Giovanna Antonelli e Felipe Andreoli.

“A operação ganhou um reforço especial para manter o nível de excelência do atendimento e experiência de compra, com mais de 600 colaboradores temporários”, diz Gabriela. “Vale destacar que o e-commerce ganha relevância em cenários mais desafiadores, pois pode trabalhar réguas de CRM, ações de combo e ofertas promocionais de forma mais assertiva e relevante para o cliente em função da clusterização”.

Ações

O Mercado Livre criou um pacote especial através de sua plataforma gestão de dados (DMP) baseada na tecnologia de big data. O serviço permite entender o comportamento do usuário que navega pelas ofertas e, com as informações relacionadas à jornada do consumidor, orienta a campanha de publicidade para atingir o público-alvo de maneira mais eficaz. Marcas de diferentes segmentos já fecharam cotas, como Avon, Canon, Magazine Luiza, GM, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Dell. 

“A Black Friday é um dos momentos de maior investimento em marketing dos anunciantes. Esta ferramenta torna o investimento mais assertivo e direcionado para uma semana tão decisiva como esta, em que há um incremento muito relevante da audiência e da intenção de compra do consumidor. Há um investimento significativo no mês de novembro de vários segmentos, não só do varejo, que ‘acordaram’ para a Black Friday. Todos querem vender muito e também posicionar a marca nesse contexto da escolha do produto”, afirma Alexandra Mendonça, gerente de Mercado Livre Publicidade. 

O Magazine Luiza ativou não só o e-commerce, mas as 791 lojas físicas da empresa. De acordo com o vice-presidente de Operações do Magazine Luiza, Fabrício Garcia, a companhia tem se preparado para esta data ano a ano. “Um dos principais diferenciais do Magazine Luiza é a multicanalidade, nosso objetivo é oferecer ao nosso cliente as melhores ofertas e a melhor experiência de compra, independente do canal escolhido por ele. Na Black Friday não poderia ser diferente, os descontos são praticados no site, nas lojas físicas e também no nosso aplicativo”, afirma.

O Walmart Brasil fez todos os dias serem sexta-feira e trouxe o cantor Leonardo anunciando ofertas nas lojas de todo o Brasil. A campanha é assinada pela DM9DDB e inclui filmes para TV, anúncios em rádios e jornais, nova sinalização nas lojas e ações diferenciadas em mídias sociais.

A C&A participa da Black Friday com ofertas no ambiente físico e virtual. A campanha promocional “Liquida Black” terá duração de duas semanas, com descontos de até 70%. Na primeira semana, de 14 a 20 de novembro, os clientes da loja virtual conferiram uma seleção de produtos separados por categoria e com benefícios diferentes a cada 48 horas. Na segunda semana, de 21 a 27 de novembro, os descontos na loja virtual serão de até 70%, com ofertas diferenciadas para cada dia da semana. Nos últimos três dias, sexta, sábado e domingo, todas as categorias terão desconto.

Líder nas intenções de compras dos consumidores, os smartphones são a aposta das marcas para aumentar as vendas, como é o caso da Samsung. A marca criou, em parceria com a agência digital Purple Cow, o Galaxy Match, solução para ajudar o consumidor a escolher o aparelho que melhor se adequa aos hábitos e necessidades diárias de cada um. É só entrar no site  e responder a perguntas rápidas. A plataforma, então, sugere o ‘par ideal’.

Os clientes Saraiva já podem fazer o cadastro antecipado no hotsite da Yellow & Black Friday. Além de ficar por dentro das novidades da rede, é possível conferir dicas de como aproveitar melhor as ofertas. Com o mote “Se tem Yellow, tem desconto de verdade”, a Saraiva facilitará o pagamento oferecendo preços especiais em diversas categorias.

Para alertar os consumidores das ‘pegadinhas’ de Black Friday, o Reclame Aqui estimula as pesquisas de reputação das lojas antes de comprar. Com assinatura da Grey Brasil, a marca criou uma campanha com quatro filmes, produzidos com cenas de banco de imagem que ilustram hipotéticos comerciantes, sem escrúpulos, comemorando resultados depois de lesar os clientes.