Registrar momentos e postar fotos em tempo real. Esse é o objetivo do Instagram, aplicativo de compartilhamento de imagens com mais de 300 milhões de usuários. Apesar de estar cada dia mais popular no Brasil, as marcas ainda estão começando a explorar esse novo canal com a criação de perfis.
O Instagram explica que as imagens são usadas para contar histórias e que essa é uma nova forma de se comunicar e romper barreiras do idioma. “A plataforma está impactando o mercado de publicidade. Nesse cenário, o Instagram é uma plataforma única que dá às marcas o caminho perfeito para construir seu storytelling de maneira criativa e visual”, explica o Instagram.
Ao contrário do Facebook, a possibilidade de veiculação de publicidade no aplicativo foi lançada em 2014 com um pequeno número de marcas apenas nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália. Segundo a plataforma, os primeiros parceiros viram uma performance impressionante com os anúncios, incluindo um aumento do awareness e um alto índice de lembrança da marca.
Os anúncios aparecem para a comunidade identificados com um selo de conteúdo patrocinado. Fotos e vídeos que a pessoa curte, entre outros indicativos, ajudam o Instagram a selecionar o anúncio que mais tenha a ver com cada um.
Enquanto a publicidade não chega ao Brasil, muitas empresas estão se apropriando da plataforma gratuita para divulgar seus produtos, serviços e ideias em perfis comuns. O público de maior audiência está entre as pessoas com idades entre 18 e 34 anos. “É importante contextualizar o conteúdo divulgado na plataforma, para que ele esteja relacionado à filosofia da marca e seus objetivos. As pessoas precisam se identificar não apenas com os produtos, mas com o contexto criado para viver aquela marca. É preciso vender um estilo de vida”, diz Bruno Maia, sócio-fundador da Agência 14 de conteúdo estratégico.
E por falar em estilo de vida, a carioca Farm está ativa na rede social desde 2011 e explora intensamente a interação com seu público-alvo. O perfil no Instagram, @adorofarm, tem mais de 300 mil seguidores e compartilha não apenas as roupas e acessórios da marca, mas a rotina da garota carioca da zona sul.
Para André Carvalhal, gerente de marketing da Farm, o Instagram é uma das redes que tem maior penetração com o target. “No começo, tivemos um período de aprendizado de como deveríamos nos comportar. Postávamos conteúdo comercial relacionado aos produtos, novidades, mas percebemos que o comportamento dos instagramers é diferente. As pessoas gostam de ser fotógrafos e curtem filtros, ângulos diferentes. Com isso, abrimos para que enviassem fotos com a hasgtag #tonoadorofarm com registros do dia a dia. Hoje postamos diversas imagens que não estão relacionados diretamente aos nossos produtos”, comenta Carvalhal.
Apenas em nove meses, o Instagram aumentou em 100 milhões seu número de usuários ativos mensais. De olho nesse crescimento, a marca Trident (@trident_brasil) apostou na ferramenta para as ações do lançamento Trident Verão Mix em parceria com a Cia Marítima. De acordo com a diretora de marketing, Patricia Borges, com a ajuda de blogueiros e formadores de opinião do segmento de moda, batalhas de looks e interação com os consumidores serão realizados via Instagram.
“Com essa campanha, queremos entender como a plataforma funciona, pois a julgamos importante enquanto rede social. Eu acho que o Instagram ainda é novo para as marcas no Brasil, ninguém ainda tem essa expertise, estamos sendo pioneiros em algumas ações e queremos testar os limites dessa ferramenta”, explica Patrícia.
O Instagram aponta nomes como Nike, Levi’s, Michael Kors e Starbucks como marcas que “quebram barreiras da criatividade na plataforma”. Há um ano e meio, a Starbucks Brasil (@StarbucksBrasil) começou a investir em mídias sociais no país, justamente para impulsionar a presença da marca entre os consumidores brasileiros.
Renato Grego, gerente sênior de marketing, ressalta que o engajamento dos clientes surpreendeu a equipe, que percebe um interesse não apenas pelas bebidas, mas também no ambiente que envolve a venda dos produtos. “O Instagram está crescendo percentualmente mais que o Facebook. Eles se complementam muito, mas procuramos sempre compartilhar coisas diferentes em cada plataforma, para que o conteúdo seja sempre novo e inovador”.
Outra marca que está investindo na plataforma é a Philadelphia (@philadelphia_br). De acordo Juliano Rodrigues, gerente de marketing da Mondelez, o conteúdo é gerado pela agência Sapient Nitro com o objetivo de criar um canal de interação visual, reforçando o movimento da marca que leva a hashtag #cozinhaterapia. Como não há possibilidade de publicidade, a marca vem apostando em celebridades e blogueiros para divulgar as ações de comunicação.
Segundo informações do Instagram, já são mais de 70 milhões de fotos postadas e 2,5 bilhões de curtidas todos os dias. Em 2012, o aplicativo, que ainda estava tímido entre as redes sociais, foi comprado pelo Facebook por US$ 1 bilhão.
“É evidente que há produtos na divulgação, no entanto, é importante vender gostos, comportamento, humor e estabelecer um diálogo visual. No Instagram vendemos imagens antes de qualquer coisa, por isso criar conceitos é importante para construir as mensagens das marcas”, afirma Maia.