Bombril, Cotonete, Gillette, Chiclete, Band-aid e Miojo. Você com certeza já se referiu a alguma dessas marcas como se elas fossem o próprio produto. Inúmeras vezes acabamos chamando objetos pelo nome de marcas muito famosas e consolidadas no mercado. Chega a ser engraçado, né? Mas eu dúvido que você já escutou alguém dizer “esponja de aço” no supermercado.
E é justamente sobre isso que vou falar no artigo de hoje.
Os motivos que levam as marcas a atingirem tamanho sucesso são muitos. Ser o primeiro no mercado, ser o único no segmento, passar por uma intensa campanha de propaganda ou sua avó falar a marca por não saber o nome do produto e isso passar de geração em geração. A justificativa, entretanto, não importa tanto nesse momento. O que importa é que essas marcas atingiram um patamar diferenciado dentro do mundo dos negócios.
Elas provaram para os consumidores que os produtos que elas representam realmente valem a pena. Isso consequentemente gera uma coisa muito difícil de se conquistar: mídia gratuita. E quando digo mídia gratuita não significa necessariamente publicações espontâneas em veículos de comunicação, mas sim aquela publicidade que existe no subconsciente e no cotidiano dos clientes.
Além de ter o público do lado da sua marca, o mais legal é que nesse ponto você também conquista a garantia da viabilidade e da qualidade do produto. Ao atingir esse patamar, sua empresa alcança praticabilidade e efetividade no mercado. E é aí que não somente o consumidor abraça sua marca, mas também o mundo dos negócios passa a olhar para o seu produto.
Esse momento pode ser muito recompensador, mas ele é também extremamente desafiador. Para que sua marca se mantenha em pé no mercado é preciso se reinventar. Um produto pode obter sucesso, investimento e prestígio, mas perder todos esses triunfos é mais fácil do que você imagina. Por isso, minha dica é que você trabalhe ao máximo para consolidar o seu produto ao ponto que ele se torne sinônimo da sua marca, mas que você trabalhe em dobro para mantê-lo sempre atrativo para o seu cliente. A experiência de ganhar o mundo dos negócios é fascinadora, mas a sensação de conseguir se preservar na mira do mercado é ainda mais recompensadora.
Marcus Ross é CEO da Summit Hub e fundador da Gramado Summit