Em ano de Copa do Mundo, as marcas já estão se preparando para colocar suas campanhas em jogo. De olho no evento e já em contato com os consumidores, Twitter, Vivo, Ambev e McDonald’s já estão articulando ações.
No Twitter, o tema “Esporte” é um dos mais comentados no Brasil durante todo o ano, com destaque para o futebol. Segundo um levantamento da plataforma, mais de 80% dos brasileiros usuários da plataforma se interessam por esportes. A Copa de 2014, realizada no Brasil, foi o evento mais comentado da história do Twitter, com 672 milhões de tweets globalmente. Em segundo lugar está o Brasileirão.
Com a ajuda do Twitter, essas marcas já estão alinhadas com suas estratégias. A Vivo, por exemplo, vai continuar ampliando o alcance e engajamento das campanhas de produto e marca. A anunciante já fez isso no lançamento da campanha de Copa do Mundo, usando a hashtag #joguejunto no dia 1º de dezembro de 2018. A produção teve veiculação na TV e outros meios, potencializada pelo efeito “second screen” oferecido pelo Twitter.
“É nesse sentido, gerando conversas e conexões, que trabalharemos para aproveitar o potencial máximo da complementaridade dos meios durante a Copa do Mundo”, explica Gustavo Croitor, responsável por mídia online, offline e planejamento estratégico.
A Ambev decidiu usar a plataforma para mapear os momentos mais importantes da Copa e se conectar aos seus consumidores. No dia do sorteio dos grupos da Copa do Mundo, o perfil da cerveja Brahma publicou vídeos especiais sobre cada uma das seleções.
Por fim, McDonald’s vai usar o Twiitter para engajar os consumidores, como o Player Escort Program, promoção para a escolha de crianças que entrarão em campo de mãos dadas com os jogares.
“Já somos parceiro do Twitter há anos e tivemos a oportunidade de utilizá-lo em outros grandes eventos esportivos. Como buscamos cada dia mais apresentar um conteúdo relevante ao nosso público, o Twitter é o canal ideal para ter uma interação valiosa com o consumidor ao proporcionar uma conversa praticamente em tempo real com ele”, afirma Roberto Gnypek, vice-presidente de marketing do McDonald’s no Brasil.