P&G participa de 'Latitudes' com as marcas Wella, Gillette e Ariel

 

A produtora Losbragas e a agência House Entertainment unem-se às marcas P&G, Heineken e Fiat para lançar “Latitudes”, projeto transmídia para cinema, televisão e internet. Concebido inicialmente como um longa-metragem e estrelado por Alice Braga e Daniel de Oliveira, o filme narra a história de uma editora de moda e de um fotógrafo que se encontram em oito países e dão início a uma conturbada relação amorosa. Os canais de veiculação na internet e na TV serão YouTube e TNT, respectivamente.

“A minha geração, do pessoal com seus 30 e poucos anos, foi muito influenciada pela cultura crossmedia, especialmente no setor musical. Novas experiências de produção, difusão e consumo de conteúdo foram aplicadas não só à música, mas aos documentários, à publicidade, ao jornalismo… O ‘Latitudes’ é uma sugestão de resposta a como tudo isso se aplicaria ao campo da ficção”, explica Felipe Braga, roteirista e diretor do filme. “O projeto é diferente de tudo o que está sendo feito. É um sonho fazer parte”, comemora Alice Braga, que, além de atuar, assina a produção ao lado de Daniel de Oliveira.

“Latitudes” estreou no YouTube na última quarta-feira (28) e será exibido nesta segunda-feira (2), no TNT. Na internet, serão veiculados oito episódios de 12 minutos cada, que entram no ar toda quarta-feira, às 11h. Sempre na segunda-feira seguinte, às 22h, o TNT exibe uma versão estendida de 22 minutos, que mescla ficção com bastidores e making of. Cada episódio apresenta um país. Ao final, a íntegra do filme vai, enfim, para os cinemas.

“O projeto tem total adequação à TNT, marca forte e reconhecida pelos amantes do cinema. De forma alguma seu lançamento na web o inviabiliza como conteúdo televisivo. Pelo contrário, as plataformas se complementam. Onde alguém pode ver risco, nós vemos oportunidade”, afirma Gilberto Corazza, porta-voz de ad sales da programadora. Segundo o executivo, o canal dará acesso a materiais inéditos, o que atrai ainda mais a audiência. “Apenas na TNT será possível acompanhar os ensaios e tudo o que aconteceu antes do que chegará às telas. O modelo criado pelo Felipe, de oferecer conteúdos customizados para cada plataforma, é extremamente criativo”.

Flavia Simon, diretora de marketing do Google Brasil, afirma que o projeto é o primeiro passo dado pelo YouTube para se tornar referência de conteúdos originais na internet. “Queremos lançar cada vez mais projetos criativos como esse. Nosso foco é a geração que chamamos de C, ou seja, aquela que tem alta afinidade com internet, tecnologia e novos conteúdos”, diz.

Financiamento

Poster do projeto protagonizado por Daniel Oliveira e Alice BragaDe acordo com Braga, o projeto jamais teria sido viabilizado sem o apoio das empresas parceiras – além de P&G, Heineken e Fiat, recebeu apoio de Estúdios Quanta, Quanta Post, Africa Entretenimento e diversas redes de hotéis que serviram de cenário ao filme. O figurino de Olívia, personagem de Alice Braga, teve curadoria de moda de Juliana Franco, do site OQVestir. “Todos que trabalham com cinema devem muito às leis de incentivo fiscal, mas essa não pode ser a única forma de levantar um projeto. Felizmente, os anunciantes entenderam que vivemos um momento em que espectador e consumidor são um só. As marcas não tinham nenhum projeto parecido em que pudessem se basear e observar os resultados, mas arriscaram e apostaram em nós. Agradeço muito pela confiança”, destaca Braga.

A primeira companhia a se unir ao projeto foi a P&G, há dois anos. Por estar presente desde o início, participou ativamente da produção dos episódios em cada país e escolheu as marcas Wella, Ariel e Gillette, entre as 25 que compõem seu portfólio, para representar a empresa em ações de product placement. “Quando a Losbragas nos apresentou o projeto, pensamos: ‘Temos que fazer parte’. Amamos cinema e a inovação está no DNA da P&G, então tudo fez sentido para nós”, conta Gabriela Onofre, diretora de marketing e comunicação da P&G. “Trabalhamos de forma orgânica com o universo dos personagens. A Wella tem tudo a ver com a personagem da Alice, uma editora de moda, e Gillette e Ariel fazem parte da vida do personagem do Daniel de forma muito natural, aparecendo no momento em que faz a barba ou lava roupa. As marcas não aparecem de forma agressiva, elas têm um porquê de estarem lá”, acrescenta. A companhia divulgará o projeto e conteúdos exclusivos, como o making of do corte de cabelo de Alice, por meio de suas redes sociais. No total, foi investido cerca de R$ 1 milhão.

A Heineken, que também participa com ações de product placement, insere sua marca em quatro dos oito episódios. “A Heineken já tem como tradição abraçar projetos inovadores e que englobam diferentes plataformas. ‘Latitudes’ não só valida o modelo crossmedia como reforça muitos dos valores de marca. É um projeto cosmopolita, atual, digital, internacional, relevante e que dialoga com o público”, reforça Patrick Fló, diretor de brand connections da Heineken. “Sempre reclamam que não tem conteúdo novo e que faltam roteiristas no Brasil, mas a verdade é que falta gente disposta a ir além e fazer diferente. O mercado está sedento por novos formatos”, diz Braga.