A organização do Cannes Lions subiu o sarrafo para a definição dos presidentes de júri para a edição de 2013, a 60ª de sua história. Agora com 16 áreas — estreando Innovation Lions —, o festival internacional de criatividade convidou muitos dos nomes mais consagrados da publicidade atualmente para liderar a avaliação das áreas — além de ter, pela primeira vez nos últimos anos, presidentes distintos para Film e Press.
A área de Press, aliás, terá um brasileiro no comando: Marcello Serpa, sócio e diretor geral de criação da AlmapBBDO. O profissional já havia assumido a responsabilidade em 2000, para as divisões de Press e Film — que em 2013 terá ninguém menos que John Hegarty, fundador da BBH, como presidente.
A lista de notáveis conta também como o lendário Joe Pytka, o diretor de cena mais premiado da história do festival, como presidente em Film Craft; Dan Wieden, cofundador e chairman da Wieden+Kennedy, em Titanium and Integrated; Bob Greengerb, fundador e CEO da R/GA, em Cyber; Mark Tutssel, CCO global da Leo Burnett, em Direct; Robert Schwartz, preesidente criativo global da TBWAWorldwide, em Promo & Activation; Tony Granger, CCO global da Y&R, em Outdoor; David Droga, fundador e chairman criativo da Droga5, em Innovation; e Rei Inamoto, CCO e vice-presidente da AKQA, em Mobile.
Completam a lista dos 16 presidentes de júri Scott Donaton, presidente da Ensemble, em Branded Content & Entertainment; Shelly Lazarus, chairman emérita da Ogilvy & Mather, em Creative Effectiveness; Mary Lewis, sócio-fundadora e diretora de criação da Lewis Moberly, em Design; Jack Klues, chairman da VivaKi, em Media; David Gallagher, sócio e CEO da Ketchum Europa, em PR; e Ralph van Dijk, cofundador e diretor de criação da Eardrum, em Radio.
“Quando você atinge o jubileu de diamante, é preciso celebrar de uma forma especial. A com esse grupo de presidentes não é exagero dizer que nunca houve um grupo tão talentoso — para não dizer intimidante — para julgar o melhor do trabalho internacional. Mais do que nunca, qualquer um a ganhar um Leão em 2013 poderá ter a certeza de que seu trabalho foi avaliado não apenas por alguns dos maiores nomes do mercado atualmente, mas por gigantes da história da publicidade e da comunicação”, conceituou Philip Thomas, CEO do Lions Festivals — divisão de prêmios do Top Right Group, empresa responsável pelo Cannes Lions —, em comunicado.
O Cannes Lions 2013 acontece entre 16 e 23 de junho, na Riviera Francesa, e recebe inscrições até 28 de março — com exceção de Creative Effectiveness, que tem prazo reduzido. Mais informações no site do festival.