Executiva iniciou o seu segundo mandato à frente da Abap (Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário)
Sócia e CEO da Lew’Lara\TBWA, Marcia Esteves foi reeleita presidente nacional da Abap (Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário) em abril de 2025 - sua primeira eleição foi em 2023.
Primeira mulher a presidir a Abap, a executiva inicia seu segundo mandato junto ao aniversário de 75 anos da entidade, que vive um momento de transformação e modernização.
“Eu gosto muito de acreditar que a evolução acontece na transformação. A Abap é uma associação viva. Ela não pertence a ninguém, ela pertence ao ecossistema de comunicação”, destaca a executiva.
Gestão
Estou iniciando a minha segunda gestão frente à associação e é uma honra não só pelo fato de ser a primeira mulher, mas pelo fato de presidir a instituição num momento tão importante de tanta transformação. Eu gosto muito de estruturação e gosto muito de acreditar que a evolução acontece na transformação. A Abap é uma associação viva. Ela não pertence a ninguém, ela pertence ao ecossistema de comunicação. E, de novo, eu fico muito feliz em perceber que a gente está celebrando 75 anos olhando para o presente, mas já projetando as próximas celebrações.
Diversidade etária
Nunca existiram tantas gerações juntas no mercado como agora. Isso é mágico. O mercado colocou na cabeça das pessoas que quem tem mais de 50 não faz parte dessa revolução, o que é uma grande bobagem. A inteligência artificial, por exemplo, pode ser melhor utilizada por quem tem mais repertório para perguntar. O papel da Abap é exatamente esse: promover a escuta ativa entre gerações. Mostrar como uma conversa entre um jovem e um profissional 60+ pode ser valiosa para ambos os lados. Isso é o que fortalece o nosso mercado.

Desafio tecnológico
O pilar de transformação sempre esteve inserido na história da publicidade. A diferença é que essa evolução acontecia de forma linear. Quando a TV saiu do preto e branco para o colorido, por exemplo, foi uma mudança significativa e as agências estavam lá para acompanhar. O mesmo aconteceu com a transição do fotolito para novas provas nos impressos. Essa transformação constante sempre existiu e sempre vai existir. Mas o que é novo, e desafiador, é a não-linearidade que hoje a tecnologia segue. Hoje, tudo se transforma ao mesmo tempo.
Nova nomeclatura
Quando a Abap foi criada, só existiam agências de propaganda. Hoje, esse modelo é apenas uma parte do todo. Performance, e-commerce, marketing de influência… a publicidade evoluiu. Se a gente não atualizasse o nome, estaríamos excluindo quem faz parte do mercado.
Leia a entrevista completa na edição do propmark de 30 de junho de 2025