CCO da AlmapBBDO vai comandar os trabalhos de digital marketing no festival

O propcast, podcast do propmark, dá início à série especial com os jurados brasileiros no D&AD 2025, uma das premiações mais cobiçadas pelo mercado publicitário, que acontece entre os dias 18 e 22 de maio, em Southbank Centre, em Londres.

O primeiro entrevistado é Marco Giannelli Pernil, CCO da AlmapBBDO, a agência brasileira mais premiada na edição do festival do ano passado, com a conquista de dois Lápis Amarelos (um deles para o filme ‘Gerações’, criado para Volkswagen); um de Grafite e quatro Lápis de Madeira. No total, o Brasil conquistou 28 Lápis em 2024.

Para Pernil, o D&AD continua sendo de longe o prêmio mais difícil do mercado. “Quando a gente chega lá, eles já dizem: você não tem um mínimo (de peças para premiar), não tem de estar baseado no histórico, pode inclusive não ter nenhum Lápis Amarelo, por exemplo. Foi uma discussão, inclusive, que tivemos quando participei do júri de Film. Eram quase 980 inscrições e rolou essa discussão se existia um Lápis Amarelo ou não. É super rigoroso. Quando vem esse prêmio, é uma conquista enorme”, enfatiza ele.

No episódio, o criativo fala dos bastidores da criação do premiado case de Volkswagen para comemorar os 70 anos da marca no Brasil, que promoveu o encontro da cantora Maria Rita e sua mãe Elis Regina (morta há mais de 40 anos), por meio de IA. O CCO também comenta sobre como é comandar a criação de uma agência do tamanho da Almap, hoje com 920 colaboradores, sobre competição entre criativos, do olhar do festival para o craft, de IA, entre outros temas.

Pernil será presidente de júri de Digital Marketing. No total, 16 brasileiros serão jurados da 63ª edição do D&AD, que traz 44 categorias e convocou mais de 300 criativos de cerca de 50 países para julgar as peças. A cerimônia de premiação será em 22 de maio e, ao longo da semana, o festival terá sessões de júris, conferências e painéis de discussão com cerca de 80 speakers, ativações de marcas e exibição das campanhas premiadas.