Depois de cerca de 15 anos como porta-voz e vice-presidente de comunicação e sustentabilidade da Coca-Cola, Marco Simões deixa a empresa para administrar alguns negócios próprios e trabalha num projeto acadêmico sobre reputação e imagem. Foram 18 anos envolvido com a marca de bebidas, com uma interrupção de três anos em que continuou ligado à empresa prestando serviços, Mais recentemente, depois de receber uma proposta de outra empresa, Simões chegou à conclusão de que, se quisesse permanecer no Brasil, teria de partir para vôo solo.
“Sempre achei que minha vida como executivo teria um prazo de validade e de três anos para cá isso ficou muito mais claro para mim. Por isso mantive alguns negócios próprios e preparei cuidadosamente minha saída da Coca-Cola”, diz.
Em seu lugar, na Coca-Cola, assumiu Claudia Lorenzo, que coordenará as áreas de Governo, comunicação e sustentabilidade assessorada por diretorias dedicadas.
Os negócios aos quais Simões passa a se dedicar mais fortemente são uma empresa de investimentos em pequenos negócios, a MSD Participações e a Ccaps Localization, focada na localização (tradução, adaptação e teste) de softwares para novos idiomas/culturas. Ambos são negócios que ele manteve paralelamente nos últimos 15 anos.
Ao mesmo tempo, Simões se mantém no Conselho do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDSN), no Conselho da Cidade da Prefeitura do Rio de Janeiro, no grupo Pacto do Rio do Instituto Pereira Passos e acaba de ingressar no conselho empresarial do Grupo Attitude S.A. (cujo Presidente do Conselho e acionista é Rodolfo Zabisky). Simões deixa o Conselho da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e o Conselho Deliberativo da Aberje, onde permanece no Conselho Consultivo. Considera convites para integrar outros conselhos empresariais.