A Marie Claire está homenageando o jornalismo, profissão que ganhou destaque especialmente em 2020 por conta da pandemia e de todos os desdobramentos em diferentes temas de cobertura.
A ideia é reconhecer o trabalho da imprensa e, em especial, das jornalistas que estão comprometidas com o acesso transparente à informação.
A edição de julho/agosto da revista publicada pela Editora Globo traz uma série de capas especiais com 26 repórteres, editoras, fotojornalistas, radialistas, diretoras e apresentadoras que cobrem assuntos como política, economia, saúde e racismo em novos formatos de trabalho no período de isolamento social.
São 10 capas, sendo duas impressas e oito digitais: Maju Coutinho, apresentadora do Jornal Hoje, na TV Globo; Andréia Sadi, apresentadora e repórter de política da GloboNews, do G1 e da CBN; Flávia Oliveira, colunista do jornal O Globo e da CBN, comentarista da GloboNews e apresentadora do Canal Futura; Poliana Abritta, apresentadora do Fantástico, na TV Globo; Aline Midlej, apresentadora da GloboNews; Vera Magalhães, apresentadora do Roda Viva, na TV Cultura, colunista do Estadão e editora do site BR Político; Clarissa Oliveira, repórter na TV Band, Bandnews e Rádio Bandeirantes; Natuza Nery, comentarista de política e de economia da GloboNews, colunista do G1 e comentarista da CBN; Flavia Lima, ombudsman da Folha de S. Paulo; e Gabriela Biló, fotojornalista no Estadão.
Laura Ancona, diretora de redação de Marie Caire, comenta a ação. “Em um momento em que nossa jovem democracia está sendo colocada à prova, são essas mulheres as que sofrem mais ameaças – de robôs da internet a membros do governo”, analisa.
A edição também tem mais 16 perfis de jornalistas que estão com suas rotinas de trabalho mais intensas e lutam diariamente para retratar assuntos pertinentes nos veículos de comunicação. Entre elas estão Renata Vasconcellos, Christiane Pelajo, Ana Paula Araújo, Camila Bonfim, Candice Carvalho, Patrícia Campos Mello, Cecília Olliveira, Daniela Lima, Cláudia Collucci.
A partir desse mês, a publicação ganha duas colunistas mensais: Jurema Werneck, médica, doutora, ativista e diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil, e Djaimilia Pereira de Almeida, escritora angolana premiada com o Prêmio Oceanos em 2019.