R/GA tem nova Chief Strategy Officer global, enquanto Luís Claudio Salvestroni deixa sociedade da Made; veja todas as movimentações

Essa semana, talvez, tenha sido a mais movimentada do último mês. A começar pelas mudanças que vieram lá de fora. O WPP anunciou que o CEO Mark Read deixará o cargo no fim de dezembro de 2025.

O conselho de administração já iniciou um processo formal para escolher quem assumirá a liderança a partir do próximo ano.

A trajetória de Mark Read dentro do grupo ganhou protagonismo após a saída de Martin Sorrell. Em agosto de 2018, o mercado já especulava sua nomeação como CEO, em um momento considerado delicado para a companhia, que vinha enfrentando queda nas ações. No mês seguinte, sua nova posição foi oficializada.

Em sua gestão, Read foi responsável pela maior fusão do grupo, entre as agências Wunderman Thompson e VMLY&R, anunciada como parte da estratégia para simplificar operações e fortalecer a oferta criativa da companhia.

Mark Read e Melissa Jackson Parsey: mudanças no mercado internacional (Divulgação)

Já a R/GA promoveu uma das suas líderes estratégicas à Chief Strategy Officer global da rede. Melissa Jackson Parsey vai liderar a nova era da criatividade orientada por inteligência.

A executiva será responsável por evoluir continuamente a oferta estratégica da empresa, fortalecer uma equipe diversa de talentos e colaborar diretamente com clientes de diferentes setores e mercados para enfrentar seus desafios mais urgentes. Ela se reportará ao CEO global Robin Forbes.

A nomeação de Melissa acontece após a transição para sua nova fase independente, depois de mais de 20 anos como parte do grupo Interpublic. Hoje, a agência tem parceria com o fundo de private equity Truelink Capital, em março.

No mercado brasileiro, a principal notícia foi a chegada de André Scaciota à WMcCann, onde será Chief Media Officer a partir de julho. Ele assumirá a cadeira de Andreia Abud, que decidiu encerrar sua trajetória na agência.

Scaciota atuava como superintendente de mídia e marketing do Itaú, onde ingressou em 2019.

André Scaciota e a CEO da WMcCann, Renata Bokel (Divulgação)

Antes disso, trabalhou por mais de uma década em agências como Publicis Brasil e Crane, com experiência em contas de diferentes segmentos, como Bradesco, Chevrolet, Heineken, Sanofi, Nestlé e HBO América Latina.

No Itaú, quem chegou foi a nova CMO Juliana Cury. A executiva foi anunciada como CMO no fim de 2024, mas agora assumiu a posição após seis meses de garden leave.

Ela substituirá Eduardo Tracanella, demitido no fim de 2024.

Juliana será responsável por um orçamento de aproximadamente R$ 1,5 bilhão, que inclui compra de mídia, ações de patrocínio em eventos como Rock in Rio e The Town, relações públicas e design, por exemplo.

Juliana Cury, CMO do Itaú (Reprodução/ LinkedIn)

Atualmente, o anunciante é atendido pelas agências Africa Creative, Galeria.ag e uma estrutura interna coordenada pela Oliver. No segmento de marketing promocional a Todos comanda os projetos da marca. Em PR, a fornecedora é a Weber Shandwick.

DM9: novas diretoras
A DM9 reforçou seu time de negócios com três novas diretoras de conta. São elas: Michele Sibille, Marcella Braga e Marcela Jundurian. A agência disse que as profissionais vão assumir posições estratégicas nas contas de iFood e Rexona.

Marcella Braga será diretora de conta B2C de iFood. Já Michele Sibille será a nova diretora de conta B2B de iFood. As duas vão se reportar à diretora-executiva de negócios da DM9, Isabel Julianelli.

Marcela Jundurian, Michele Sibille e Marcella Braga: novidades no time da DM9 (Divulgação)

Marcela Jundurian, por sua vez, chega como diretora de conta de Rexona, núcleo comandado por Daniela Glicenstajn. Jundurian estará no atendimento de contas como Stellantis, Mercado Pago e Reckitt.

Promoção na Galeria
Silvio Amorim foi promovido a diretor-executivo de criação da Galeria. O profissional, que integra a equipe desde a fundação da agência, em setembro de 2021, agora se reporta diretamente a Rafael Urenha, sócio e CCO da Galeria.

Silvio Amorim, diretor-executivo de criação da Galeria.ag (Divulgação)

Com mais de três décadas de experiência no mercado publicitário, Amorim já atuou em agências como DPZ&T, DPZ, Neogama BBH e Ogilvy. Ao longo da carreira, teve trabalhos reconhecidos em premiações como o Festival de Cannes, Clube de Criação e Profissionais do Ano, da Globo.

Atenas.ag
A Atenas.ag reforçou o seu time: Vinícius Lotti chegou para ser head of strategy. Com isso, ele passa a liderar toda a área de planejamento da agência.

Lívia Lanzoni também chegou à agência como BU planning director. Com mais de 15 anos de experiência, ela passou por agências como África, Wieden+Kennedy, Wunderman Thompson e BFerraz, com atuação em comunicação integrada e foco em impacto nos negócios.

Lívia Lanzoni e Vinícius Lotti (Divulgação)

Outras contratações incluem Renata Farina e Isabela Teixeira, que passam a integrar a equipe dedicada à conta de Heineken, e Raphael Claro, que se junta ao time de concorrências da agência.

Saída de sócio da Made
Cofundador da Made, ao lado de Álvaro Rodrigues, Luís Claudio Salvestroni vende sua participação e deixa a sociedade da agência, onde também exercia a posição de co-CCO, para se dedicar à área de entretenimento e conteúdo.

Luís Claudio Salvestroni deixa sociedade da Made (Divulgação)

A Made foi trazida para o Brasil em 2020. Com escritórios no Rio de Janeiro e São Paulo, continua sob direção de Álvaro Rodrigues, co-fundador, CEO e co-Chief Creative Officer ao lado dos sócios Cristian Rocha e Yosu Arangüena.