Lançada em 1987 pela Editora Referência, do publisher Armando Ferrentini, e pelo MadiaMundoMarketing, do executivo, colunista e professor Francisco Alberto Madia de Souza, a competição Marketing Best se tornou, neste período de 30 anos, a mais importante do mercado brasileiro. Mais do que isso, acompanha a evolução da ciência mercadológica que começou a ganhar corpo no país no início da década de 1970, mas foi consolidada com o reconhecimento que passou a ter na estrutura das empresas a partir de 1994.
Para celebrar a data, está sendo organizada uma festa no próximo mês de maio, em São Paulo, que vai entregar a um grupo de anunciantes que mais se destacaram neste espaço de tempo. Foram selecionadas 105 marcas com cases premiados.
Os integrantes da Abramark (Academia Brasileira de Marketing) vão analisar o conjunto da obra desses projetos e vão indicar quem terá direito a receber o troféu especial, que será entregue durante a solenidade. Será um Cavalo estilizado na cor preta com design da agência de publicidade Rae,MP, que também está elaborando a campanha relacionada à data, que terá veiculação no jornal PROPMARK, no portal www.propmark.com.br e nas revistas Propaganda e Marketing.
Quando o Marketing Best foi lançado, a ADVB (Associação Brasileira dos Dirigentes de Vendas do Brasil) tinha no seu portfólio a premiação Top de Marketing, da qual Madia era presidente do júri. Ferrentini também fora dirigente da entidade. Mas, resolveram desenvolver um projeto mais adequado ao momento do marketing, que passou a ter uma função mais estratégica. A decisão foi acertada, como comprova o histórico da premiação. Em 30 anos, os jurados analisaram mais de 3.200 cases, que detalham uma ação com base em problema, estratégia, solução e seus resultados.
“Tivemos pelo menos 800 cases premiados, uma média de 30 por ano. O júri é muito rigoroso na escolha. Por esse motivo, o Marketing Best é uma espécie de linha do tempo do raciocínio estratégico de marcas, produtos e serviços. Mais do que um prêmio, é uma missão que disseminou a importância do marketing sempre com o viés da ética e da qualidade. O conjunto de cases premiados forma um acervo que nutre profissionais e jovens interessados em ingressar no marketing. Quando vejo esses mais de 800 cases, tenho a impressão que são uma verdadeira academia, que a missão foi devidamente cumprida”, destaca Madia.
“É uma coleção de cases fantástica. Antes não tínhamos referências das estratégias desenvolvidas pelas empresas. Esse acervo construído nesse período exerce influência no segmento, é uma espécie de testemunha viva da evolução dessa disciplina que é essencial para o desenvolvimento econômico, afinal o marketing e as suas ferramentas, principalmente as de comunicação, fomentam o mercado de consumo através das marcas, produtos e serviços”, enfatiza Ferrentini.
ESSÊNCIA
Madia considera o ano de 1994 marcante para o marketing no país porque foi a partir dessa época que deixou de ser apenas uma ferramenta para se posicionar paulatinamente como a essência de uma empresa. Para ele, o marketing conversa no mesmo tom com vendas, recursos humanos, tecnologia, finanças e administração. “É uma ideologia, uma forma de pensar. Marketing passou a ser uma designação genérica de administração. De 1994 para cá, ele ganhou um elemento-chave para o seu crescimento: a competitividade entre as empresas e suas marcas”, explica o executivo.
A era digital está reescrevendo as diretrizes do marketing, mas sua arquitetura básica permanece: oferecer ao consumidor relevância para que ele mantenha a preferência por uma marca. “Mas é live, ao vivo, intenso, competitivo. As decisões são praticamente em tempo real. O consumidor dá seus palpites na hora e só vai sobreviver quem estiver com esse timing em mente. A sensação é que tudo está ocorrendo agora, nesse instante”, diz Madia, acrescentando: “Não é por outro motivo que a Ampro (Associação de Marketing Promocional) passou a usar live marketing”.
As festas do Marketing Best fazem parte dessa história. Segundo Madia, é o momento reservado às equipes que implementam os serviços estarem juntas e comemorarem os resultados. As atrações já foram as Mulatas do Sargentelli, Gilberto Gil, Gal Costa, Rita Lee, Blitz, Ivete Sangalo, Sidney Magal, Zezé Di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Chororó e Leci Brandão. “Nos 25 anos fizemos uma grande festa na Sala São Paulo, um show da cantora Monica Salmasso. Estamos caprichando para que a festa dos 30 anos seja marcada por uma organização exemplar, para que as empresas comtempladas tenham uma recepção à altura do talento das suas equipes”, finaliza Madia.