No próximo dia 16, com direito a show especial do cantor, compositor e violonista Toquinho, será realizada a festa dos 30 anos do Prêmio Marketing Best, projeto que une o MadiaMundoMarketing, do professor e colunista Francisco Alberto Madia de Souza, e a Editora Referência, do publisher Armando Ferrentini, que edita o jornal PROPMARK e as revistas Marketing e Propaganda. Os integrantes da Abramark (Academia Brasileira de Marketing) selecionaram 40 empresas (ver tabela) premiadas nesse período para receber um troféu especialmente confeccionado pela artista plástica Francisca Junqueira para marcar a data. O evento será no recém-inaugurado Teatro Opus, mais uma atração cultural de São Paulo.
O Marketing Best concentra o crème de la crème dos projetos mercadológicos concebidos e executados no Brasil e é, sem dúvida, uma biblioteca viva para os profissionais do segmento se inspirarem, tal o detalhamento das estratégias que vão de lançamento de produtos ao marketing de causa. Foram mais de 800 cases analisados pelos jurados da competição nesses 30 anos. A maior parte desses conteúdos só é revelada no ambiente acadêmico para aqueles que desejam se inspirar e aprender, afinal são informações sigilosas que detalham como são orquestrados os caminhos para chamar a atenção desse personagem-chave para o sucesso de qualquer projeto, o consumidor.
Entre os integrantes da Abramark que selecionaram os trabalhos desta edição comemorativa estão José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, da TV Vanguarda; Mílton Mira de Assumpção Filho, da M.Books; Alex Periscinoto, da consultoria SPGA e ex-sócio da AlmapBBDO; Regis Dubrule, criador da Tok&Stock; Ivan Zurita, ex-presidente da Nestlé; Francisco Gracioso, integrante do Conselho da ESPM e ex-presidente da instituição de ensino que mais forma executivos para agências de publicidade e empresas anunciantes do país; José Victor Oliva, do Banco de Eventos; Nizan Guanaes, sócio e fundador do Grupo ABC e de agências como a DM9 e Africa; e, por exemplo, Cristiana Arcangeli, apresentadora empresária do segmento de moda. Madia atuou como presidente.
O critério usado foi a observação da inteligência estrutural e a percepção das marcas no mercado. “Não é a quantidade, embora algumas empresas tenham um volume acima da média, como é o caso do Bradesco. Mas é o conjunto da obra dessas empresas, do ponto de vista de marketing, que chamou a atenção dos integrantes da Abramark. Essas empresas têm profundo respeito pelos fundamentos do pioneiro do marketing, o sempre lembrado Peter Drucker, que formulou nos anos 1950 a base dessa atividade e cujos conceitos ainda estão bem sólidos. Porque, apesar da evolução que temos hoje, sobretudo pela chegada do digital, os fundamentos do marketing, que são tratar o consumidor com respeito, com elegância e com a oferta de produtos que vão ser úteis para o seu dia a dia, continuam os mesmos”, explicou Armando Ferrentini, que também fez parte do grupo que selecionou as 40 empresas vencedoras.
Apesar de o elemento quantitativo não ser chave para a decisão dos jurados, chama a atenção os 34 prêmios do Bradesco, incluindo os troféus do Marketing Best conquistados pelo banco e sua seguradora. O primeiro deles foi para o projeto Banco Instantâneo, em 1989, apenas um ano depois da instituição do Marketing Best. Outro case de valor e benchmark para o mercado foi Chip – o Mouse, propaganda do Bradesco internet banking, de 2002.
“O Bradesco é realmente uma das principais referências do Marketing Best. O banco acredita no marketing como agente de desenvolvimento e conhecimento das suas estratégias. É bom lembrar que o marketing é essencial para uma instituição financeira cujos produtos não são fáceis de serem aceitos de imediato, afinal ninguém entra em um banco com o propósito de comprar algo. Por isso mesmo, suas propostas precisam de uma conceituação estratégica e criativa para chamar a atenção dos seus clientes. Hoje, o marketing do Bradesco tem a direção do executivo Márcio Parizotto e colaboração próxima da Renata Brasil, mas continua sólido e cada vez mais se integrando à oferta digital. A campanha Pra frente, criada pela Publicis, só tem essa pujança porque Parizotto e sua equipe deram o norte, por meio de um briefing detalhado, para a agência presidida pelo publicitário Hugo Rodrigues exercer sua notória criatividade”, argumentou Ferrentini.
A The Group, do empresário Fernando Guntovitch, está entre as vencedoras. “O Marketing Best alavanca negócios e a agência soube aproveitar a exposição que esse prêmio oferece. Estar nesse seleto grupo é uma honra para todos nós da The Group”, justificou Guntovitch.
Pullse marca presença com ação especial na entrega dos troféus
Nova marca do Grupo Artplan, a agência Pullse, responsável pela comunicação da rede Ricardo Eletro, Colombo, Pobre Juan e Guiato, vai fazer uma intervenção durante a festa dos 30 anos do Marketing Best. Para Allan Barros, CEO e sócio da operação, o evento será uma “ótima oportunidade” para mostrar o DNA estratégico de um negócio que tem foco no varejo.
“Somos a primeira agência exclusiva para o varejo em operação no país. Isso significa que precisamos estar comprometidos 100% com a entrega exigida pelos clientes. Precisamos ter o prazer de comemorar e sofrer, mas com muita consciência, coragem e ousadia. O que fazemos aqui é uma espécie de reality retail”, explica Barros.
A Pullse conta com as expertises do Grupo Artplan, que tem no seu portfólio empresas como a Dream Factory, especializada em live marketing; Rock in Rio, de entretenimento; e Outra Coisa, focada em mobile, user experience e inteligência artificial. “Contamos com essas estruturas para dinamizar a comunicação dos nossos clientes. O Rodolfo Medina, presidente do grupo, é um grande parceiro e promete todo o apoio para esse projeto dar muito certo”.
A Pullse quer crescer. O varejo concentra 65% dos investimentos em mídia do país, segundo a métrica do Kantar Ibope Media. “Temos espaço para avançar. E vamos buscar espaço em telecomunicações, mercado financeiro e em tudo o que não for conflitante com os nossos clientes”, projeta o CEO da Pullse.
“Somos uma agência que já nasceu com um DNA de inovação e 100% nacional, o que nos permite tomadas de decisão mais rápidas, sempre pensando na contribuição para os negócios de nossos clientes e nas mais variadas plataformas de conteúdo possíveis. A parceria com o Allan vem para reforçar nossa atuação no mercado publicitário e do varejo nacional, nos consolidando ainda mais como o maior grupo de comunicação com capital nacional no país”, afirmou Medina.
Confira a lista completa com todos os premiados:
Empresas Premiadas |
Accenture |
Alphaville Urbanismo |
Avon Cosméticos Ltda. |
Banco Bradesco S/A |
Banco de Eventos |
Banco Santander |
BFFC – Bob’s |
Carrefour |
Coca-Cola |
Coelho da Fonseca |
Copagaz |
Danúbio |
DM9DDB |
Dona Benta Alimentos |
Editora Abril |
Elemidia |
ESPM |
Fiat |
Gafisa |
Globosat |
Gol |
Grupo Positivo |
Hospital Santa Paula |
Ipiranga |
Jequiti Cosméticos |
Johnnie Walker |
Latam |
Mastercard |
Petronas |
Polengui Indústrias Alimentícias |
Rede Vanguarda |
Sadia – BFR |
Seara |
Shopping SP Market |
SulAmérica |
The Group Comunicação Ltda. |
Ticket |
Utragaz |
Vigor |
Vivo |