Completando 25 anos de história em 2013, o Marketing Best – premiação que tem como meta reconhecer as empresas que mais se destacaram no planejamento e execução das estratégias de marketing, ética e qualidade de seus produtos e serviços – está realizando uma edição especial, que visa resgatar os trabalhos que geraram maior relevância para o mercado durante estas últimas duas décadas e meia.

Para tal, a organização do prêmio – realizado em parceria entre a Editora Referência, por meio da revista Marketing; e pela MadiaMundoMarketing – revisitou os cerca de 600 cases, oriundos de aproximadamente 200 empresas, merecedores de troféus desde sua primeira edição para uma nova premiação, reforçando sua importância para a história brasileira da comunicação do marketing.

“Há 40 anos, você não tinha curso de marketing no Brasil, apenas uma cadeira de Mercadologia no curso de pós-graduação de Administração na FGV. Naquela época, estudávamos cases que vinham dos Estados Unidos, depois da 2ª Guerra Mundial, de empresas que você nunca tinha ouvido falar e em uma tradução lamentável. Naquela época nasceu o embrião da ideia de criar uma mecânica para captar cases de marketing e colocar em exposição em todas as escolas de administração, marketing e comunicação no Brasil”, revela Francisco Alberto Madia de Souza, presidente do MadiaMundoMarketing e da Academia Brasileira de Marketing. “Então, há 25 anos, nasceu o Marketing Best. E seu objetivo continua o mesmo desde então: ‘premiar os melhores desempenhos empresariais pela utilização do pensamento e das técnicas do marketing e, depois de realizada a cerimônia, enviar a todas as escolas os cases para que os alunos possam estuda-los no ano seguinte”, complementou.

A intenção, agora, é reconhecer “os melhores entre os melhores”. Não existe, nesta edição especial, a possibilidade de inscrição. Só concorrem os que já foram premiados”, explica Madia. Um comitê acadêmico de 35 profissionais analisou todos os premiados nesses 25 anos, chegando a uma espécie de shortlist com 100 cases. Esses estão sendo analisados por um júri composto por Madia e por João de Simoni Soderini Ferracciú, presidente do Grupo de Simoni; Jomar Pereira da Silva, presidente da Alap (Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade); José Estevão Cocco, presidente da J. Cocco Comunicação Integrada de Marketing; Armando Ferrentini, diretor-presidente da Editora Referência; e Milton Mira de Assumpção Filho, presidente da M.Books do Brasil. Os profissionais se reuniram pela primeira vez na manhã desta quinta-feira (21), em São Paulo, para analisar os 100 cases, e devem definir seus vencedores nos próximos dias.

Madia acredita que a lista final deverá ter entre 40 e 50 homenageados. “Vamos definir a amostra mais representativa possível do que de melhor aconteceu no Brasil nesses 25 anos. Esses novos homenageados receberão como prêmio um troféu específico, em uma grande festa que faremos próximo ao meio do ano, provavelmente na Sala São Paulo, que deve ter ainda um show homenageando o centenário de Vinícius de Morais”, revela.

A agenda regular do Marketing Best segue normalmente em 2013. Além da edição especial, a premiação realizará no segundo semestre a edição tradicional, que receberá a inscrição de trabalhos candidatos, além do Marketing Best Sustentabilidade, que já está recebendo inscrições (leia mais aqui).