Qual é a importância do marketing em tempos de crise? Quem responde é o empresário Paulo Giovanni, eleito pela Associação Brasileira de Marketing (Abramark) como o Marketing Citizen de ano de 2015, contextualizando o delicado momento econômico brasileiro.
“Ganha uma proporção enorme ter conhecimento do mercado para poder reagir contra as forças que ameaçam e que não ajudam de forma alguma. O marketing é fundamental e tenho muito respeito pelos profissionais que se dedicam à atividade. Um dos grandes esteios do crescimento do Grupo Publicis, e aí estou falando de Leo Burnett Tailor Made, Talent Marcel, DPZ&T, AG2 Nurun e Publicis Brasil, é a sintonia que essas agências têm com os profissionais de marketing das suas respectivas carteiras de clientes. O marketing é o agente que movimenta negócios. Tanto é assim que muitas empresas têm na diretoria na diretoria de marketing um executivo que também comanda a área de vendas, ou vice-versa”.
Um dos principais nomes da sua geração, Giovanni foi nomeado chairman da corporação Publicis Worldwide Brasil no primeiro semestre de 2014. De lá para cá, além de acumular a função de chairman da Leo Burnett Tailor Made onde transferiu o comando executivo para Marcelo Reis e Marcio Toscani, orquestrou com seu time de executivos uma verdadeira revolução no grupo com fusões como a que uniu a tradicional DPZ com a Taterka & Associados formando a DPZ&T. E também a brasileiríssima Talent com a francesa Marcel. A LBTM teve faturamento bruto superior a R$ 1,7 bilhão e figura entre as 10 maiores agências do país pelo ranking de compra de mídia por valores brutos do Kantar Ibope Media. A Publicis Brasil, presidida por Hugo Rodrigues, teve faturamento sem os descontos de praxe em 2013 de R$ 2,562 bilhões. A DPZ, no mesmo exercício, de R$ 1,064 bilhão, e a Taterka de R$ 870,9 milhões. A rede PWW tem na sua carteira de negócios clientes como Nestlé, P&G, L’Oréal, Sanofi, General Motors (Chevrolet), Banco Santander, Vivo Telefonica, Toyota, McDonald’s, Renault, Bradesco, Vale, Petrobras, BRF, Postos Ipiranga, NET, Itaú e Natura, por exemplo..
Giovanni atua sob a liderança do CEO global Arthur Sadoun, que destaca sua qualidade de empreendedor. “É parceiro e é como um conselheiro. Ele é um verdadeiro empreendedor com um incrível espírito de liderança e sua atuação sem dúvida alavancará ainda mais as grandes agências e talentos que fazem parte da PWW no Brasil”, declarou Sadoun. Giovanni observa que “as agências da PWW têm hoje profissionais excepcionais e clientes de primeira linha e me sinto privilegiado de me juntar a tudo isto. Eu estou muito feliz e motivado por este convite do Arthur, uma pessoa que admiro muito. Temos um grande futuro juntos!” Giovanni também integra ELT (Executive Leadership Team) composto pelos principais dirigentes globais da Leo Burnett que se encontram em reuniões regulares com o propósito de implementar a gestão da empresa. O grupo é dirigido por Tom Bernardin, CEO da rede.