Apesar de ainda estar em processo de amadurecimento no país, o marketing de afiliados está crescendo. Para se ter uma ideia, se na Inglaterra hoje o setor já recebe 30% de tudo que é investido em publicidade digital, no Brasil esse percentual é de 5%. “O espaço para desenvolver esse mercado no país é grande”, disse Rodrigo Genoveze, country manager da Zanox.

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Segundo o executivo, um dos maiores desafios da Zanox, líder em marketing de afiliação na Europa, é educar o mercado brasileiro. “Muitas agências nos veem como uma ameaça e são elas que não vão evoluir no futuro. Hoje na Europa são as agências que nos procuram. A gente tenta se posicionar como uma plataforma para as agências levarem venda garantida para os anunciantes. Somos mais um canal de marketing online”, falou ele.

O executivo lembra que o conceito de marketing de afiliados surgiu nos Estados Unidos, no final dos anos 90, quando a Amazon começou a trabalhar com blogueiros para influenciar o público e levar tráfego para o site de compras. “Mas hoje em dia afiliação já não é mais só com blogueiros. Temos também em nossa rede sites verticais e sites de cupom, por exemplo.”

O trabalho da rede de marketing de afiliados é, basicamente,  “conectar os anunciantes certos com os veículos certos, para promover leads e gerar resultados efetivos de venda online”. “O anunciante só paga alguma coisa quando comprovamos que houve conversão e a venda foi efetivada. Ele paga pelo CPA (Custo por Aquisição) e monetizamos os veículos com uma comissão.”

A Zanox possui hoje uma rede de 50 mil afiliados no Brasil e mais de um milhão no mundo. Genoveze conta que o varejo é um dos setores que mais usam a rede, assim como as companhias aéreas, e que a tendência é que segmentos como os de telecomunicações e financeiro cresçam.

O country manager da Zanox afirma que a maré é boa para o marketing de afiliados, uma vez que ainda é crescente o movimento dos anunciantes “em migrar investimento da mídia offline para online”. Ele defende que não se trata de modismo. “Nós somos intermediários entre o anunciante e o veículo. Afinal, qual é a capacidade de um blog falar diretamente com um anunciante? E o anunciante vai ter braço para falar com um site? Damos visibilidade para as marcas e afiliados. É uma relação supertransparente, nossa rede é aberta”, destaca Genoveze.

De acordo com dados da empresa, a Zanox faturou no país 250 mil euros em 2014, contra 3 mil euros em 2011. O escritório brasileiro é o quarto mercado mais importante no mundo para a Zanox, atrás de Inglaterra, Alemanha e França.