Divulgação

Acontece neste fim de semana o Festival da Transformação – FT18, na ESPM Sul, em Porto Alegre/RS. A segunda edição do evento traz entre seus temas principais o marketing e a comunicação.

O hub da área contará com quatro nomes do mercado nacional para discutir os próximos passos do cenário da comunicação: Luis Bei, fundador da Be More Comunicação e professor da UNIPAM; André Chaves, conector do coletivo Papel&Caneta; Leticia Souza, editora de Conteúdo Web na Rede Globo; e Tulio Augusto Samuel Custodio, doutorando em Sociologia (USP), pesquisador e palestrante. O evento mantém sua estrutura de conteúdos por hubs, mas este ano além de marketing, tecnologia, inovação e empreendedorismo: o novo hub de cultura vai ampliar as atividades em assuntos como música, artes e sociedade.

Divulgação

O futuro da comunicação será o tema da palestra “O marketing digital acabou. Paradigmas e panorama para o futuro da comunicação”, de Luis Bei. Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação (Universidade Federal de Uberlândia) e com Master em Midias Sociais (IEBS/Espanha), o palestrante abordará o marketing 3.0 e 4.0, humanização de marcas, real time marketing e inúmeros outros elementos da comunicação que devem passar por grandes transformações nos próximos anos, impactando na forma de se relacionar com o cliente externo e interno – que já passou por inúmeras mudanças.

Divulgação

O futuro também será tema de Leticia Souza na palestra “Do jornalismo raiz ao entretenimento: como o digital transformou perspectivas profissionais”. Leticia levará ao público a sua experiência como jornalista que sonhava com o factual, mas mergulhou no mundo do entretenimento e busca se reinventar diariamente. A editora da Rede Globo possui expertise em produção de conteúdos multiplataforma e redação criativa, marketing digital, gestão de pessoas, liderança de equipe e projetos.

Divulgação

Já André Chaves ministrará a palestra “Como não se abater pela realidade da indústria da propaganda?”. A ideia da palestra é levantar a reflexão sobre como é possível lutar por mudança e fazer parte disso na indústria, ficando cada vez mais distante de um mercado movido por prêmios, prazos cada vez mais urgentes, casos de assédios, falta de diversidade e poucas mulheres em cargos de liderança. Chaves tem sua história ligada ao coletivo Papel&Caneta, grupo sem fins lucrativos formado por líderes globais e jovens de agências criativas de todo o mundo que buscam um processo de transformação na forma como a indústria da publicidade atua.

Divulgação

O conhecimento, por outro lado, será o tema de Tulio Augusto Samuel Custodio na palestra “Curadoria e conhecimento: jornada de experiências”. A fala do palestrante abordará a importância de conhecimento como ferramenta de compreensão e transformação do mundo e dos negócios. Dentre suas atividades, Custodio é curador de Conhecimento do Inesplorato, projeto que aproxima pessoas e conteúdo qualificado; e cofundador da Escola Comum, iniciativa que traz formato e conteúdo baseado nas escolas de governo das universidades de Harvard e Oxford para capacitação de lideranças da periferia.

O FT18 contará com mais de 450 atividades e já são atrações confirmadas: Desafio de Moda; Food Park; intervenções de teatro; batalha de pitches; espaço de coworking; estúdio de tatuagem; feira de startups; hackatons; shows; exposição de arte entre outras. Este ano, o evento ainda terá abertura oficial no dia 23 de novembro, na Unisinos; FT Party, festa noturna especial e Festival de Drones, ambos na sede da ADVB/RS, e promete trazer muitas experiências ao público misturando tecnologia e inovação.

O FT18 tem patrocínio da Lei de Incentivo a Cultura (LIC); Grupo RBS; FEMSA e SEPRORGS. Apoio da Banan Nude; Cinco TI; Sebrae; Startse; PwC; Lebes; Icatu Seguros, Rio Grande Seguros, Agibank e Thyssenkrupp. Apoio Institucional da PUCRS; UFRGS; Unisinos; Prefeitura de Porto Alegre; POA Inquieta e ARP. Cocuradoria da Share. Parceiros Grupo LZ, OTRO Design, Menvia, Flowork, Innovation Lab, Flyware, Dinamize, Lado K Eventos e Ouro e Prata. Correalização da ESPM Sul e realização da ADVB/RS. Parceiros: 99, Saque e Pague, Intelichat, Master Hoteis.