Alex Batchelor, COO da BrainJuicer, foi o responsável por abrir a edição deste ano do ENA (Encontro Nacional de Anunciantes), promovido pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), realizada nesta quarta-feira (10), no WTC em São Paulo. Ele falou sobre como as ciências comportamentais podem ajudar o marketing. O painel foi moderado por João Campos, presidente da ABA.

Logo no início, ele fez uma brincadeira com uma palavra um tanto quanto complicada: praxeologista – que nada mais é do que uma metodologia que tenta explicar a estrutura lógica das ações humanas. Outro ponto citado por Batchelor foi a questão da experimentação nos casos de ativação de marca. “Os líderes têm que colaborar: faz algo, leva uma bronca, ajuda. Tem que ter planos B, C e, caso não dê certo seguir a primeira alternativa”, disse.

O segundo palestrante do dia, Jeremy Edwards, fundador da Activative, teve como assunto central o marketing esportivo. De acordo com ele, a maior tendência deste ano é o engajamento em tempo real. “Uma boa ideia para que isso aconteça é um link com os espectadores nas redes sociais”, disse.

Ele citou como exemplo uma partida da Copa do Mundo. A KLM fez um tuite após a eliminação do México, nas oitavas-de-final, para a Holanda. O texto dava adeus aos mexicanos. “De repente, a internet foi tomada por fãs revoltados. Foi, então, que a AeroMéxico rebateu com a frase ‘Temos orgulho da nossa equipe, que bom que vão voltar para a casa’”, contou. “É fácil errar e é preciso aprender com os erros”, destacou.

As apresentações do ENA 2015 podem ser assistidas integralmente no site evento.