O Instituto Ayrton Senna, a ESPM, a Ipsos e a Cause realizam, no dia 24 de outubro, o 3º Fórum de Marketing Relacionado à Causa, em São Paulo. Na ocasião, serão apresentadas algumas tendências sobre esse tema no Brasil, bem como cases com diferentes formatos de investimento social. Também será divulgada mais uma edição da pesquisa que mostra a opinião de consumidores e líderes de comunicação corporativa a respeito de assuntos como confiança e reputação das empresas, contribuição e investimento em causas.
“O Marketing relacionado à causa não é mais uma tendência, é uma realidade. Mais do que nunca, as empresas são cobradas por entregar muito mais do que produtos e serviços, são cobradas como atores de mudança da sociedade”, diz André Galiano, Head Latam da Ipsos Strategy3.
O Marketing Relacionado à Causa (MRC) é atividade ou conjunto de ferramentas que alinha as estratégias de marketing da empresa às necessidades da sociedade, trazendo benefícios para a causa e para os negócios. Para Thiago Fernandes, diretor de negócios do Instituto Ayrton Senna, o conceito evoluiu bastante nos últimos anos pelo mundo e trouxe o desafio de as empresas trabalharem “propósito” e “negócio” de forma alinhada. “O engajamento a uma causa já não é mais um diferencial para uma empresa. É, sim, uma necessidade para qualquer negócio que queira continuar competitivo no mercado atual”, afirma.
Para Francine Lemos, CEO da Cause, o Marketing Relacionado à Causa já é uma importante ferramenta também no mercado brasileiro. “Não se trata mais de uma tendência e, sim, uma realidade. Empresas e marcas têm percebido o potencial da convergência entre seu propósito e as demandas da sociedade para gerar impacto positivo e valor reputacional. Mas nenhum oportunismo será perdoado, então é preciso que a comunicação de causas seja feita com convicção, coerência, consistência e criatividade”, explica.
A 3ª edição do Fórum de Marketing Relacionado à Causa também contará com Edu Lyra, idealizador e CEO do Gerando Falcões, organização social que atua em periferias e favelas, que apresentará sua história de vida como empreendedor. Além disso, o evento receberá palestrantes que vão fomentar a discussão acerca do tema, com painéis que tratam de como as empresas podem associar uma causa a mudanças proporcionadas pelo engajamento empresarial frente ao consumidor contemporâneo. Itaú, Magazine Luiza, Reserva, Mãe Terra e Editora Mol são alguns dos participantes do Fórum, que recebe também nomes como o empreendedor Marc Tawil(diretor da agência de comunicação Tawil), Fê Cortez (Menos 1 Lixo) e Cris Bartis (Mamilos).
O evento, aberto ao público, será realizado na ESPM. “O Marketing de Causa faz parte dos pilares de sustentabilidade da escola”, diz Marcus Nakagawa, coordenador do CEDS, Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental. “Muita gente ainda não faz ideia do que ele significa e do impacto potencial positivo que pode trazer para empresas e para sociedade. Por isso, é fundamental aproveitar a consciência e o interesse da nova geração para discutir o tema.”