Sorrell: mercado hispânico nos EUA representa oportunidades crescentes

 

Sob o tema “O poder dos hispânicos e da América Latina no marketing e criatividade”, o Fiap 2013 (Festival Ibero-americano de Publicidade) começou nesta segunda-feira (29), em Miami, com a conferência de abertura do CEO do WPP, Martin Sorrell. Em sua apresentação, o executivo falou exatamente sobre a importância crescente dos mercados emergentes, como a América Latina. Sorrell apresentou a palestra “Marketing hispânico – mitos e oportunidades”, ressaltando que a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que acontecerão no Brasil em 2014 e 2016, respectivamente, mudarão o modo como o mundo enxerga o país e a América Latina.

O executivo abriu uma série de estatísticas do WPP, como a de que os mercados em rápido crescimento já representam entre 35% e 40% dos negócios do grupo, assim como os negócios relativos às novas mídias. Segundo Sorrell, a busca por insights junto aos consumidores, bem como a aplicação dos dados e da tecnologia a serviço da publicidade é um dos focos do WPP. Outra prioridade é a “horizontalidade”, cuja palavra ele considera horrível, mas 0 objetivo é “encorajar nossos profissionais a trabalhar juntos em benefício dos clientes”.

Outro dado interessante apresentado pelo CEO do WPP é de que, entre 2000 e 2010, a população hispânica cresceu quatro vezes mais do que o restante. Segundo dados de mercado, os hispânicos nos Estados Unidos gastam mais tempo com seus smartphones do que os não-hispânicos: 4.1 horas contra 3.6 horas. Para ele, existe um “um novo mainstream”. “Muitos desses números me surpreenderam. O mercado hispânico nos Estados Unidos representa oportunidades crescentes”, afirmou Sorrell.

O CEO do WPP lembrou também que as duas eleições de Barack Obama para a presidência dos EUA foram bem-sucedidas porque “eles entenderam que a demografia no país mudou”, referindo-se à população hispânica. Por fim, Sorrell ressaltou que os latino-americanos, os afro-americanos e os hispânicos devem ser cada vez mais lembrados nas estratégias de marketing dos anunciantes. Hoje, o WPP conta com 165 mil profissionais, três mil escritórios em 110 países.