A última semana foi marcada pela passagem de Martin Sorrell, ceo do WPP, pelo Brasil. A viagem é praxe em média a cada dois anos, quando o executivo visita clientes e agências de sua rede – entre elas Y&R, Ogilvy e JWT, que terminaram 2011 como primeira, terceira e quarta no ranking das operações de maior faturamento, segundo o Ibope. “Sempre visito o país nesse período para ver clientes, sócios e analisar como podemos ampliar nossos negócios”, contou Sorrell, em entrevista ao propmark.

Sem indicar qualquer negócio iminente, diferentemente das últimas vezes que passou pelo Brasil, o ceo ressaltou a saudabilidade das operações de sua holding – mais de 30 atualmente –, além da pluralidade dos negócios. “Estamos muito bem e consistentes nas operações de publicidade. A Y&R Brasil, por exemplo, é a maior da rede, enquanto Ogilvy e JWT têm tamanhos semelhantes entre si e todas integram o ‘top five’ das agências brasileiras. Também temos apresentado resultados muito satisfatórios no segmento de consumer insights, onde temos empresas como a TNS, Millward Brown e Ibope Mídia; somos muito relevantes em PR, com operações como as de Burson-Masteller, Ogilvy Public Relations e Hill+Knowlton; e no digital, onde temos Wunderman, VML, F.biz e a Possible (essas duas últimas adquiridas em 2011), entre outras”, ressaltou Sorrell.

A confiança no Brasil deve se estender pelos próximos anos, quando o executivo prevê uma alta da relevância do país em faturamento comparando-o com os outros mercados em que seu grupo atua. “O Brasil deve fechar 2012, de acordo com nossas previsões, com receita de US$ 800 milhões, crescimento de 11% em relação ao ano passado. Isso o mantém na sexta posição entre os mercados de maior faturamento do WPP, já que os Estados Unidos devem chegar a US$ 5,5 bilhões; o Reino Unido, US$ 2,5 bilhões; China US$ 1,25 bilhão; Alemanha, US$ 1,15 bilhão e França, US$ 900 milhões. Porém, vejo o país ultrapassando a França e até a Alemanha em alguns anos. Talvez isso aconteça até a Copa do Mundo de 2014”, prevê Sorrell.

Em 2011, o WPP bateu seu recorde histórico de receita, ultrapassando pela primeira vez a cifra de £ 10 bilhões – chegando a US$ 16 bilhões, crescimento de 7,4% em relação a 2010 –, e também de lucro, £ 1 bilhão – aproximadamente US$ 1,6 bilhão, alta de 18% comparada aos 12 meses anteriores. Os resultados mantêm a holding como líder na indústria da comunicação, à frente do Omincom, que teve em 2011 receita de US$ 13,9 bilhões e lucro de US$ 952 milhões e do Publicis Groupe, receita de US$ 7,7 bilhões e lucro de US$ 800 milhões, respectivamente segunda e terceira colocadas.

V Congresso

A próxima passagem de Sorrell pelo Brasil não vai demorar muito mais do que um mês para acontecer. O ceo do WPP confirmou, ainda durante sua estadia no país, que aceitou o convite para participar do V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, que acontece de 28 a 30 de maio, em São Paulo. O executivo se une ao arcebispo sul-africano Desmond Tutu, prêmio Nobel da Paz, que realizará a apresentação de abertura do evento, como um dos palestrantes.

Por ter acabado de ser convidado e confirmar sua presença, Sorrell diz não ter definido ainda um tema específico para sua apresentação. “Vou falar sobre o que vocês quiserem”, brincou, indicando em seguida que a provável abordagem será voltada a “como mantemos nossa liderança global”. Quem também teve participação garantida é Ronaldo, sócio de Sorrell na 9ine. Assim como o ceo, ainda não há detalhes sobre sua apresentação, mas é possível que ambas sejam na mesma data e complementares.