Estão sendo apresentadas nesta segunda-feira (24), em coletiva de imprensa, as mascotes da Rio 2016, cujos nomes serão selecionados em concurso. A mascote paralímpica é uma mistura de flores e plantas do Brasil, e o Olímpico, todo amarelo, uma mistura de animais brasileiros. O concurso pela escolha do nome foi lançado na noite de domingo (23) durante o programa Fantástico, da Rede Globo. Entre as opções: Oba e Eba, Tiba Tuque e Esquindim e Vinicius e Tom. As mascotes foram criadas pelo Birdo Studio, de São Paulo, e escolhidas também via concurso. A votação ocorrerá pelo site da Rio 2016.
Além da natureza, o Comitê diz ter usado como inspiração elementos da cultura pop, como animação e videogame. O Comitê ainda criou uma “historinha” para explicar os personagens. Segundo ela, as mascotes teriam surgido em 2 de outubro de 2009, dia da escolha do Rio como sede olímpica de 2016, e seriam resultado da alegria do povo e da energia da natureza.
Como teaser do lançamento da mascote, o Comitê Olímpico realizou uma ação especial na semana passada: chegaram ao Rio as mascotes de cinco Olimpíadas anteriores – Misha (Moscou 1980), Athena (Atenas 2004), Fu Niu Lele (Pequim 2008), Wenlock e Mandeville (Londres 2012). Elas fizeram um tour pela cidade, participaram de atividades promocionais e tiveram suas fotos em várias atrações turísticas divulgadas entre quinta-feira (20) e domingo (23).