A MasterCard apresentou o segundo filme para internet “Experimento” para comunicar a promoção “O que surpreende você”. Por meio de um conceito criativo e inovador, a MasterCard terá o desafio de identificar o que surpreende cada um dos quatro consumidores sorteados.
O que realmente emociona cada pessoa é algo muito singular. Para investigar o que realmente surpreenderia cada um dos personagens do filme,, a agência contou com a parceria da Forebrain.
A consultoria em neurociência de consumo avaliou a frequência cardíaca dos personagens para obter a resposta emocional diante de seis temas de inspiração: romance, família, aventura, realização financeira, relaxamento e paisagem.
Ana Souza, Co-CEO da Forebrain, explica que ao vivenciar uma situação emocionante é possível sentir o coração bater acelerado. A frequência cardíaca é influenciada diretamente pelo nosso sistema nervoso e muda rapidamente quando estamos diante de algo que nos emociona muito. “Esta resposta é uma medida emocional implícita, ou seja, os participantes não são capazes de controlar voluntariamente sua reação”, diz.
Ao final utilizou esse conhecimento para construir um índice neurocientífico capaz de revelar qual situação provocou maior resposta cardíaca no participante, indicando dentre todas as situações observadas, qual seria a mais impactante, ou seja, aquela que era capaz de tocar profundamente seu coração.
Diferentes situações emocionaram os participantes e estão associadas ao momento de vida de cada um, mas o tema “família” foi o mais emblemático. “Muitos personagens se identificaram com as cenas apresentadas e se imaginavam vivendo momentos especiais e únicos ao lado dos entes queridos, principalmente pais e filhos. Outros contextos como romance associados ao casamento na praia, viagens e realização financeira também causaram comoção”, analisa Ana.
O recurso da neurociência comportamental permite trazer respostas emocionais sob a perspectiva do marketing e que foram traduzidas de forma real e espontânea na construção da narrativa da peça. “A MasterCard inova ao criar uma conexão única entre consumidor e marca. Muito mais do que uma plataforma de relacionamento, a MasterCard busca criar experiências que sejam únicas no coração e na vida de cada sorteado”, explica Beatriz Galoni, VP de marketing Brasil e Cone Sul da MasterCard.
A campanha conta com filmes para internet e mídia online.