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Nos últimos anos, uma série de soluções modernas de pagamento vêm surgindo. Algumas das mais recentes e comentadas incluem a possibilidade de autorizar uma compra via reconhecimento por batimentos cardíacos ou por selfie, ativada com uma piscada do usuário, por exemplo. O que era uma possibilidade e estava em fase de testes, caminha para ser realidade para clientes MasterCard, no início do próximo ano. “Já temos alguns pilotos no mundo, mas no Brasil ainda não. Toda essa teconologia de biometria para autenticação (de pagamentos) já deve ser realidade no início do próximo ano”, afirma Valério Murta, VP de produtos e soluções da MasterCard Brasil e Cone Sul.

Segundo o executivo, pesquisas da companhia revelam que equipamentos cada vez mais conectados no futuro vão exigir mais modernidade também na forma de pagamento. “A MasterCard é uma empresa de tecnologia. Se a gente pegar a história do pagamento, ela evolui do físico para o digital. Essa evolução permite à MasterCard ter tecnologias mais rápidas e seguras do ponto de vista de autenticação do cliente. Com aparelhos conectados, o consumidor vai cada vez mais ditar essas experiências. Por isso, temos criado cada vez mais plataformas que facilitem a autenticação”, diz Murta.

Entre os exemplos que já estão disponíveis no mercado via MasterCard está o Samsung Pay. A plataforma ajuda a transformar os dispositivos móveis da Samsung em dispositivos de pagamento sem contato para transações online. Para os consumidores e também para os varejistas, cada compra feita com um Mastercard através do Samsung Pay equivale, em benefícios e garantias, como programas de fidelidade, à uma transação feita com o cartão MasterCard físico.

Outro case desse mercado de transações financeiras é a carteira digital da Renner, lançada em março, em parceria com a Master. A rede varejista de moda é a primeira do Brasil a aderir ao sistema, que permite aos clientes cadastrar seus dados uma única vez numa plataforma que armazena, de forma segura, informações de cartões de crédito, débito, pré-pagos e fidelidade. Isso garante simplicidade e agilidade no check out das transações online.

De acordo com Beatriz Galloni, VP de marketing da MasterCard Brasil e Cone Sul, essas e tantas outras parcerias da MasterCard foram desenvolvidas com base nos desejos do consumidor. “O consumidor busca cada vez mais segurança e coisas simples, mas, ao mesmo tempo, ele quer confiar que aquilo vá resolver o problema dele. Cada vez mais estamos em um mundo onde as coisas, os devices, se integram. É assim com o Samsung Pay. Isso facilita muito a vida do consumidor”, afirma.

A executiva acredita que esses e outros exemplos de soluções inovadoras de pagamento devem atrair mais parceiros e valorizar a marca MasterCard. “Essas tecnologias são novas, vão impactar muito mais no futuro como uma marca inovadora, que se pode confiar. Temos vários parceiros pela frente, parcerias com todo o ecossistema de pagamento”, diz Beatriz.