“Facilita, paga no débito”. Tal frase, didática, racional e direta é o mote da mais nova campanha da Mastercard no País, lançada nesta segunda-feira (24). O objetivo é estimular o crescimento do meio de pagamento via cartão, principalmente para compras de baixo valor. Todo o trabalho de comunicação foi desenvolvido pela agência WMcCANN e está em linha com a meta do Banco Central de diminuir a quantidade de dinheiro em espécie no país.
Com apenas 32,6% das transações feitas por meios eletrônicos de pagamento, de acordo com os dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), as empresas do setor enxergam enorme potencial para estimular a demanda. Não à toa, a estratégia de marketing da Mastercard é focar os benefícios oferecidos pelo sistema de débito: mais conveniência, mais segurança e possibilidade de participar de programas de fidelidade (que fazem o dinheiro do consumidor render mais).
“Antes até de falar sobre a linha criativa do trabalho de comunicação, é preciso ressaltar que além de ser focada em um produto específico da empresa, a campanha é um exemplo de como o marketing pode, e deve, caminhar alinhado à estratégia de negócios da companhia”, afirma Sarah Buchwitz, vice-presidente de marketing & comunicação Brasil e Cone Sul da Mastercard.
Com foco na jornada do consumidor, a campanha terá ativações em mídia OOH (pontos de ônibus, relógios de rua e estações de metrô), redes sociais, mídia programática e também no aplicativo de trânsito Waze. O trabalho conta ainda com duas ativações de menchan na TV aberta, durante as atrações Mais Você e Vídeo Show. São Paulo e Rio de Janeiro são as duas principais praças de ativação durante a campanha.
Em termos criativos, de maneira direta, as peças e ações buscam um tom provocador, engraçado e educativo e simulam situações do cotidiano, conta Sarah. Para ela, esse é o caminho ideal para focar o chamado comportamento de compra low value payments (pagamentos de valores abaixo de R $30). Além disso, a executiva observa que a campanha também abraça de forma muito intensa a missão da Mastercard, que é “A World Beyond Cash”, ou “um mundo além do dinheiro”, na tradução.
Entre os benefícios que a campanha deve usar para destacar o uso do cartão, mesmo nas compras de baixo valor são conveniência segurança e economia. “Primeiro você tem acesso ao dinheiro em qualquer lugar. Depois a segurança de uma transação sem fraude para os consumidores e varejistas. Além disso, com o programa de pontos Surpreenda, o dinheiro do cliente pode render mais”, finaliza.