O cenário de pandemia causado pela Covid-19 foi desafiador para todos os setores. Porém, para as empresas que oferecem soluções de pagamento, como, por exemplo, a Mastercard, o momento não foi tão impactante. Afinal, nos últimos nove meses, com o fortalecimento digital no país, novas formas de consumo e de pagamento cresceram com a mudança de hábito das pessoas.

Segundo João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul, a representatividade dos meios de pagamento eletrônicos no consumo das famílias deve fechar esse ano em torno de 49% / 50%. Já o setor de meios de pagamento brasileiro deve encerrar 2020 com crescimento entre 11% e 12%. “Começamos o ano bem animados. Depois, com a pandemia, paramos para refletir sobre uma série de coisas. Então, cuidamos do nosso time, olhamos para a tecnologia, trouxemos soluções de serviços para os nossos clientes e iniciativas que pudessem contribuir para a construção de uma sociedade melhor. Quando pensamos no balanço de 2020, temos que ser positivos. Apesar de tudo o que vivemos, estamos contentes com tudo o que conseguimos realizar”, ressalta.  

João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul (Crédito: Divulgação)

Ainda segundo o executivo, para 2021 a expectativa de crescimento é algo entre 16% e 18%, já considerando o fim do auxílio emergencial. Para isso, a Mastercard pretende consolidar a sua estratégia de multi-rail. “Acabar com o dinheiro é o nosso grande desafio. Nossas ações fazem parte disso. Como empresa, vamos trabalhar cada vez mais para disponibilizar as melhores ferramentas aos consumidores. Por isso, a estratégia de diversificação dos meios de pagamentos é tão importante. Outro ponto que vamos reforçar no próximo ano é o open banking. Essa estratégia chega em uma velocidade ainda maior. Não só pela prorrogação do Banco Central, mas porque as coisas começam a ficar mais transparentes para os usuários e a necessidade mais evidente. Estes seriam os dois temas mais importantes para a companhia em 2021. Além, claro, de manter o que já estamos realizamos”, diz.

Comunicação

Para se comunicar com as pessoas durante este período, a Mastercard precisou adaptar campanhas e ações. A marca começou trazendo uma websérie com o chef de cozinha Alex Atala e, em julho, apresentou o movimento ‘Faça parte: comece o que não tem preço’, com o intuito de arrecadar fundos para ajudar as pessoas mais necessitadas durante a pandemia. 

“Começamos com a meta de doar dois milhões de refeições para comunidades carentes em combate à fome e à pobreza, e nosso objetivo foi alcançado no mês de agosto. Para ampliar a nossa mensagem, desenvolvemos três lives inéditas com Gilberto Gil, Milton Nascimento, Elza Soares e outros artistas, onde demos continuidade ao movimento e aumentamos a meta para cinco milhões de refeições, que também foi alcançada agora em dezembro. Fico muito feliz com a proporção que este projeto ganhou, ele me deixa muito emocionada”, comenta Sarah Buchwitz, vice-presidente de marketing e comunicação da Mastercard Brasil.    

Sarah Buchwitz, vice-presidente de marketing e comunicação da Mastercard Brasil (Crédito: Divulgação)

Para 2021, Sarah reforça que vai começar o ano dando continuidade ao projeto ‘Priceless Trancoso’, que a marca já realiza há dois anos na Bahia. “Repensamos as ações para garantir a segurança de todos. Com isso, decidimos manter a Casa Mastercard, mas com algumas modificações. Desta vez, ela vai funcionar como uma pop up de kits Priceless, com elementos da cultura local. Também vamos produzir conteúdos digitais com o chef Alex Atala e artistas locais, que serão disponibilizados em nossas plataformas digitais. Além disso, vamos reverter o investimento que teríamos em turismo e eventos para realizar um aporte financeiro para as comunidades locais que dependem do turismo e que também foram muito afetadas”, reforça.  

Outras apostas da marca estão no futebol com o patrocínio na CBF, Libertadores, Copa América e UEFA Champions League, e no universo de games com o Campeonato Brasileiro de League of Legends. “Trabalhamos com as principais propriedades de futebol. Vale ressaltar que o nosso apoio será para as seleções masculina, feminina e de base. Já na área de games, vamos continuar o nosso trabalho que alcançou ótimos resultados este ano. Queremos continuar construindo uma marca forte e reforçando a campanha de que Mastercard é mais do que cartão”, finaliza Sarah.