Frame do filme

 

Depois de 14 anos com a campanha “Não tem preço” no ar, a MasterCard desenvolveu uma nova plataforma publicitária para o tema e está relançando sua campanha mais famosa. Com o mote “Meu Brasil não tem preço”, a nova ação convida os brasileiros a partilharem suas experiências e paixões e exalta pilares da cultura nacional, como gastronomia, música e esportes. Os pilares são vinculados a áreas onde a marca possui programas de recompensa e de benefícios.

A campanha segue até fevereiro de 2013 e é baseada no compartilhamento de dados pelas redes sociais. O objetivo é compilar um guia com fotografias, receitas e músicas elaborado a partir das contribuições dos participantes, que farão parte do “Guia Meu Brasil Não Tem Preço” — plataforma digital que poderá ser acessado via smartphones, tablets e desktops e permitirá que os consumidores consultem as recomendações uns dos outros.

De acordo com Rogério Bonfiglioli, vice-presidente de marketing da MasterCard Brasil e Cone Sul, além do engajamento, as contribuições irão gerar um banco de dados rico em informações para a marca, que poderá ser utilizado posteriormente. “Queremos aproveitar a espontaneidade do aspecto crowdsourcing da campanha. Ela nos dará um banco riquíssimo, que nos possibilitará saber os lugares melhor avaliados em cada categoria, por meio de geolocalização”, afirmou.

Pagamento eletrônico

Além do compartilhamento, um dos principais objetivos com a nova campanha é aumentar uso de cartão de crédito e de débito pelas famílias brasileiras, destacou Bonfiglioli. “Costumo dizer que nosso maior concorrente é o dinheiro. Nosso presidente global tem um sonho que é o ‘mundo cashless’”, diz.

Segundo dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviço), 26% das transações feitas no país são por meio pagamento eletrônico. Em mercados maduros, esse número sobe para 40%. “Enxergamos que há grande evolução para o uso do pagamento eletrônico no Brasil. O país tem um grande terreno virgem para explorarmos, há ainda muito dinheiro no mercado”, aponta.

A empresa não informa qual a posição do Brasil entre seus mercados estratégicos, mas diz que o país é fundamental para seu desenvolvimento global. “A matriz está muito focada no Brasil. Não só do ponto de vista de tamanho, mas do ponto de vista de inovação também. O país é um celeiro nesse sentido”, reforçou.

Promoção

Uma promoção para premiar quem utiliza os cartões MasterCard será lançada em 16 de setembro, com duração até fevereiro de 2013. Serão sorteadas cinco viagens para três regiões brasileiras – Rio de Janeiro, Salvador e Pantanal – e prêmios de R$ 100 mil, além de cartões semanais pré-pagos no valor de R$ 5 mil cada.

Filmes e peças da campanha também serão veiculados nacionalmente. Na semana passada foi apresentado o filme “Bebês”, que destaca as particularidades de nascer, crescer e viver no Brasil, vinhetas nos intervalos da Fórmula 1 e spots para rádio. Quem assina a criação da campanha é a WMcCann, do McCann Worldgroup — que atende globalmente a MasterCard.

Patrocínio

O patrocínio da marca à CBF (Confederação Brasileira de Futebol), anunciado no final de agosto, terá sua primeira ativação nesta sexta-feira (7), durante o jogo entre Brasil e África do Sul, às 15h45, no estádio do Morumbi, em São Paulo. A responsável pela ação é a agência norte-americana Octagon, especializada em marketing esportivo, que atende a MasterCard globalmente para ações envolvendo esporte. Segundo a marca, as ativações devem ser intensificadas a partir do ano que vem.