Em 2008, os personagens da Turma da Mônica já faziam parte da maior empresa de licenciamento infantil do país e eram sucesso não só aqui, mas em muitos países do exterior. Bidu, por exemplo, estava prestes a completar 50 anos, enquanto a Mônica tinha 45 anos de “idade”. Mesmo assim, Mauricio de Sousa, o cartunista mais bem-sucedido da história do país, não se inquietou e, acompanhando o movimento das crianças e jovens na época, lançou a Turma da Mônica Jovem.

“Era nítido que havia uma mudança no comportamento de crianças e adolescentes. Anos atrás, jovens de 13, 14 anos, eram leitores dos gibis da Turma. Na geração da internet, com 11, eles já acham coisa de criança”, diz o cartunista, contando como adequou a faixa etária da Turma para a realidade dos tempos atuais, inspirado nos mangás japoneses. O sucesso foi imediato e hoje, Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão chegam a vender mais de 500 mil exemplares por mês em sua versão adolescente. “É um mangá ‘caboclo’”, brinca, já que os personagens evoluíram e passaram a ter outros hábitos, mas sem deixar de lado o carisma que construíram ao longo de décadas.

Sousa irá participar do 5º Fórum de Marketing Empresarial. O encontro ocorre entre os dias 15 e 17 de agosto no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá, litoral paulista. O tema de sua palestra será “Marketing multimídia e sua eficiência para vender”.

E, para ele, a criação de novos personagens ao longo do tempo são ações de marketing, que fazem parte de uma necessidade estratégica. “Tem muita gente que fica parada no tempo e se esquece de inovar. E o público muda a cada dia, em qualquer setor”, afirma. “Às vezes eu ‘brigo’ dentro do meu próprio estúdio porque acho que precisamos mexer em algo, mesmo em coisas que estão vendendo bem. E para isso é preciso ter uma equipe coesa, que acompanha suas ideias”, completa.

Esse pensamento não é de hoje. Quando começou a atuar como repórter policial na Folha da Manhã, no final dos anos 1950, o futuro cartunista, na verdade já pensava em trabalhar com seus desenhos. “Lá eu aprendi a fazer textos mais enxutos. Que era fundamental para caber nos ‘balõezinhos’ das tirinhas”, lembra, dizendo que seu modelo de inspiração sempre foi o americano. “Eles já eram profissionais, e sabiam vender seus produtos. Estudei muito seus quadrinhos para conseguir chegar lá”, ressalta.

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Além de Mauricio de Sousa, estão confirmadas apresentações de Lilian Miranda, vice-presidente de comunicação e marketing da Nestlé, que irá falar sobre “Comunicação em linha direta com consumidor”; Andrea Cordeiro, diretora de marketing institucional do Itaú-Unibanco, com o tema “O legado e as lições de marketing da Copa para o Brasil”; Luiz Eduardo Baptista, o Bap, presidente da Sky, que irá abordar “O valor da marca e o compromisso que ela estabelece com o bom serviço”; e Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC, com “O Brasil no mundo global: limites e oportunidades”.

Guanaes também será um dos três profissionais de propaganda homenageados durante o encontro, por sua contribuição ao mercado publicitário brasileiro. Além dele, Roberto Duailibi, fundador da agência DPZ, e Marcello Serpa, sócio e copresidente do board da AlmapBBDO, serão destacados.

O encontro ainda receberá a entrega do 5º Prêmio Lide de Marketing Empresarial, em 13 categorias que destacam os diversos setores do marketing, mais os troféus para as Empresa do Ano, Dirigente Empresarial do Ano e o Prêmio Especial.

O Fórum de Marketing Empresarial é promovido pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), presidido por João Doria Jr.; pela Editora Referência, liderada por Armando Ferrentini; e pelo jornalista Adonis Alonso. E este ano terá como tema central “O Brasil no mercado global: limites e oportunidades”.