Maurício de Sousa Produções inaugurou, no dia 07 de abril, uma grande exposição para contar sua história no ano em que o desenhista completa 80 anos de vida. O criador da Turma da Mônica participará do vernissage, que acontece dia 27 de maio, no Gyeonggi Museum of Modern Art, na cidade de Gyeonggi-do, na Coreia do Sul. A exposição vai até o dia 23 de agosto.

A novidade desta exposição é que Mauricio de Sousa produziu três paródias baseadas em obras coreanas muito famosas: “Portrait of a Beauty”; “Scenery on Dano Day”; e “Teacher and Pupils”. Além das obras inéditas, o quadro “Fish from Bowl Makes the Stomach Whole” (Gato que Briga não Enche a Barriga), feito em 2009 pelo desenhista, também está nessa exposição. Das três pinturas coreanas, uma delas é considerada a Mona Lisa da Coreia. A pintura “The Beautiful Little Monica” é a paródia de Mauricio de Sousa para a obra “Portrait of a Beauty”.

Outro destaque são as releituras de obras de arte mundialmente reconhecidas de artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Monet, Van Gogh, além do brasileiro Victor Meirelles, com a paródia “A Turma na Primeira Missa”. Nelas, Mônica, Cebolinha, Magali, Chico Bento, Cascão, Franjinha e outros personagens da turma aparecem posando como personagens conhecidos da arte mundial, como Mona Lisa, Vênus de Milo, Davi etc. As esculturas Cebolinha Pensador e Mônica Bailarina também estão presentes, inspiradas, respectivamente, em obras de Auguste Rodin e Edgar Degas.

Para Mauricio de Sousa, o objetivo da exposição é realizar um trabalho educativo fazendo com que os visitantes, especialmente as crianças, se sintam dentro de uma grande sala de aula e aprendam brincando com a história da arte. “Espero que com essa exposição o nosso público, principalmente as crianças, aproxime-se da história dos grandes mestres da pintura, conhecendo suas vidas, suas obras e tendo o seu momento lúdico com as nossas releituras. Queremos que o mundo todo tenha essa experiência com a nossa Turminha.”, finaliza o desenhista.