Os youtubers mirins podem ser tanto benéficos como maléficos às marcas, assim como os memes criados a partir de figuras famosas ou de personagens infantis. Se você quer saber quais os memes mais criados com os personagens do imaginário infantil brasileiro, dê um “Google” com a frase “memes da Mônica” – a famosa dentuça, de Maurício de Sousa. Vai chover memes na sua tela, alguns engraçados, outros nem tanto, até chulos! E a empresa, que lida com crianças o tempo todo, tem de conviver e driblar certas situações com o time inteiro da Turma da Mônica. O desafio é grande e a empresa precisa ser igualmente criativa para se safar e contornar.
Afinal, como diz a própria Mônica de Sousa, diretora-executiva da Maurício de Sousa, a empresa faz parte do “universo geek e, a partir daí, utiliza cada vez mais as redes sociais para trabalhar projetos e se aproximar dos fãs”. “Sabíamos que a questão dos memes logo estaria dentro desse contexto. Nesse sentido, se vemos uma tendência divertida em que é possível brincar de maneira leve e descontraída, fazemos a nossa releitura. Um bom exemplo foi o meme ‘ata’, que ganhou grande repercussão na internet. Por outro lado, ficamos atentos porque os personagens conversam com fãs de todas as idades, além disso, tomamos todos os cuidados para que os personagens não sejam associados a contextos impróprios”, analisa.
Em dezembro de 2016, um usuário do Twitter modificou a capa da edição do gibi Almanaque da Mônica (Editora Globo), de maio de 2004 – que mostrava a nervosa personagem de Maurício de Sousa em frente à tela de um computador estampada pelos rostos dos outros personagens da série, segurando o mouse e esboçando um sorriso. Na versão modificada, o que aparecia no monitor deixou de ser a imagem de seus amigos e passou a ser a palavra “ata”, derivada da expressão “ah, tá”.
A montagem se tornou um meme instantaneamente e se popularizou, sendo compartilhada por muitos internautas nas redes sociais. O “ata” tornou-se ainda mais popular e ganhou mais visibilidade quando Mônica, a filha do criador Maurício de Sousa e a inspiração para a personagem dos quadrinhos, resolveu transpor o meme para a vida real. Na página oficial da Turma da Mônica, no Facebook, foi postada uma foto em que a Mônica real aparece sentada na frente de um computador, no qual também está escrito “ata”. A foto foi acompanhada pela legenda: “Quer dizer então que a internet fez mais um meme com a Moniquinha? Pois bem, a Mônica de Sousa de verdade tem um comentário sobre isso”. Isso fez com que a expressão memética continuasse popular e reverberasse pela mídia, sendo que a imagem com a Mônica mais realista foi celebrada pelos internautas, dando origem a novos memes, abrindo novas possibilidades para a sua difusão.
Os memes nem sempre são maus para a Turma da Mônica. Segundo a executiva, há alguns anos, a empresa atua para reaproximar a turma toda do público que já cresceu e os memes ajudam nessa tarefa. “Trabalhamos com outros projetos, como Mônica Toy, Turma da Mônica Jovem e as Graphic Novels e com a ajuda dos memes também conquistamos uma ampliação da nossa presença na internet de forma espontânea. Hoje, nossos persoagens falam com fãs de todas as idades, somos uma marca para toda a família”.
Para ela, os fãs da Turma da Mônica têm consciência de que memes negativos não são criados pela Maurício de Sousa. “A Turma da Mônica fez parte da infância da maioria dos brasileiros e contribuiu para a alfabetização de quatro diferentes gerações. Trabalhamos dentro dos princípios da educação, ética, respeito às diferenças, família e cidadania. A partir disso, temos consciência de que nossos fãs conseguem diferenciar quais são os memes produzidos pela Maurício de Sousa Produções e quais não são oficiais”, explica Mônica, acrescentando que a empresa está sempre atenta porque os personagens conversam com fãs de todas as idades. “Além disso, tomamos todos os cuidados para que os personagens não sejam associados a contextos impróprios.
Outros memes que fizeram sucesso na web em 2017 foram Despachico, que fez referência ao megahit Despacito, de Luis Fonsi, cujo clipe foi o vídeo mais visto da história do YouTube. Já Procurando aqui quem pediu sua opinião é uma frase que circula acompanhada de várias imagens na internet. E lá está a ranzinza Mônica à procura de… não interessa…
Segundo pesquisa Datafolha, realizada em março de 2017, com 2.100 entrevistas, em 130 municípios, 93% dos brasileiros com 16 anos ou mais conhecem a Turma da Mônica. Entre os que conhecem a turma, 83% declaram já ter comprado produto licenciado pela marca.
A imagem da Turma da Mônica é positiva para 81% dos brasileiros; 85% concordam que os gibis da Maurício de Sousa incentivam a leitura de livros. Já 80% consideram que as revistas em quadrinhos têm papel importante na alfabetização das crianças no Brasil e 64% concordam que os gibis da Turma da Mônica ajudaram seus filhos a aprender a ler.