A rede social privada com foco em cidadania Myfuncity, lançada pelo publicitário Mauro Motoryn em 5 de outubro (leia mais aqui), chega aos Estados Unidos. A partir desta quarta-feira (19), os cidadãos americanos poderão ter acesso à rede por meio de Facebook, iPhone e iPad.

A plataforma  parte do conceito “Civic engagement” (“Engajamento cívico”) e permite que a população opine sobre a qualidade de vida na sua cidade ou região, respondendo a perguntas relacionadas a temas como segurança, ambiente, transporte, lazer e saúde. Cada resposta será enviada ao banco de dados do site, que fornecerá estatísticas sobre o comportamento da população, úteis a gestores públicos e veículos de imprensa.

Nos Estados Unidos, já foi iniciado um trabalho de aproximação com as comunidades para que os indicadores tenham relação com as necessidades e expectativas locais. “Inicialmente, trabalharemos com alguns municípios específicos. Queremos ter certeza de que o aplicativo é o reflexo de circunstâncias únicas de cada cidade, de modo a encorajar o diálogo e a participação”, afirma Dan Lockwood, responsável pelo MyFunCity nos EUA. O lançamento começará por localidades com ampla presença estudantil e em centros universitários relevantes, como Boston, Cambridge e Newton.