Apenas cinco redes das quatro inicialmente consultadas pelo HSBC (leia mais aqui) devem se manter na disputa por sua global, iniciada em outubro. O anunciante, que conta com a consultoria da Effico para o processo, entrou em contato com a atual detentora da conta, a JWT, além de BBDO, Grey, Saatchi & Saatchi e McCann para definir os futuros responsáveis por sua comunicação publicitária, porém, esta última teria desistido da concorrência.
A decisão tem ligação direta com a operação da rede no Brasil. Após serem procurados pelo HSBC para participarem da concorrência, o ceo Nick Brien e a cfo do McCann Worldgroup, Tara Comonte, consultaram o board global da rede sobre o processo. Integrante do time, o cco e chairman da WMcCann, Washington Olivetto, ressaltou o possível conflito com a conta de Bradesco, ponto preponderante para a desistência.
O cliente brasileiro entregou à WMcCann, no início do ano, a responsabilidade pela criação de toda a comunicação do banco no que tange as investidas esportivas do anunciante, com ênfase nas Olimpíadas do Rio 2016, da qual atua como patrocinador. Além disso, tem crescido sua participação dentro do banco, já desenvolvendo peças pontuais para produtos específicos, como o Bradesco Next, e até institucionais, como um comercial protagonizado pelo próprio Olivetto. Atualmente, a conta institucional do Bradesco permanece com a Neogama/BBH.
A revisão do HSBC por sua conta publicitária deve ser definida até o fim de março de 2013. Tudo indica que o banco passará a ter dois parceiros criativos, além de manter revisões frequentes, a cada quatro anos. Até o momento, JWT, BBDO, Grey e S&S se mantém na disputa. Não há informações sobre o possível convite de uma nova rede, frente à desistência da McCann. A verba mundial do anunciante para 2013 é estimada em R$ 1,3 bilhão.