O McDonald’s Brasil, operado pela Arcos Dourados, obteve um faturamento de R$ 3,45 bilhões em 2009. O valor é 4,8% superior ao registrado no ano anterior. O crescimento foi de 3% em vendas comparáveis, considerando a mesma quantidade de restaurantes de 2008.
A expansão das operações foi um dos fatores que contribuiu para o incremento. Só no ano passado, a empresa inaugurou 102 pontos de venda no Brasil. Em um ritmo de duas novas unidades por semana, ao todo foram abertos 22 restaurantes, 11 pontos McCafé e 69 quiosques.
Dessa forma, a companhia encerrou 2009 com um total de 1.264 pontos de venda no País, sendo 577 restaurantes, 60 pontos McCafé e 627 quiosques. Tais resultados, frutos de 31 anos de operação, imprimem um ritmo de crescimento médio de 18 novos restaurantes a cada 12 meses.
O período marcou também a chegada do McDonald’s Brasil a novas cidades, entre elas Caruaru (PE) e Vitória da Conquista (BA). Porto Velho (RO) também recebeu o primeiro restaurante da rede, que ampliou sua presença nas capitais brasileiras. Com atuação em 143 cidades, a rede atendeu uma média de 1,6 milhão de clientes por dia no País.
Em 2010, a empresa pretender inaugurar seu restaurante de número 600, além da remodelação completa de 16 restaurantes, que passarão a ostentar o novo layout da empresa. Nesse início de 2010, a empresa já inaugurou o primeiro restaurante de Atibaia, no interior de São Paulo, operado por sua rede de franquia.