O McDonald´s inicia 2014 com uma ação que pretende mudar os hábitos de leitura das crianças brasileiras. Intitulada “A turma do Ronald McDonald apresenta contos e poemas do Brasil”, a estratégia consiste na publicação, em parceria com a Editora Planeta, de seis livros de autoria dos escritores Ana Maria Machado, Vinicius de Moraes, Lalau, Leticia Wierzchowski, Marcelo Pires, Caio Riter e Márcio Vasallo.
A iniciativa teve origem na Europa há dois anos e, graças ao seu sucesso, estendeu-se aos países da América Latina. A primeira experiência no mercado brasileiro foi em novembro do ano passado, com a venda de livros voltados a temas científicos. “Desta vez, deixamos a ciência de lado e apostamos no lúdico. Tivemos o cuidado de escolher autores que se identificam com o universo infantil e de resgatar contos e poemas já conhecidos, como ‘O Pato’, de Vinicius de Moraes”, explica Isabela Almeida, gerente de marketing da Arcos Dourados, empresa que opera a marca McDonald’s na América Latina.
A expectativa é que sejam vendidos 10 milhões de livros na AL em um ano – números sobre as vendas no Brasil não foram divulgados. “Estamos muito felizes em poder usar nossa imensa capilaridade para levar a leitura para todo o Brasil. Queremos que pais e filhos se divirtam e passem mais tempo juntos, contando e ouvindo histórias. É um projeto para a família toda”, afirma Daniel Arantes, diretor de planejamento e marketing para a América Latina.
Segundo Arantes, a ação terá uma série de desdobramentos ao longo do ano. “É uma ação permanente. O objetivo é fazer do McDonald’s um divulgador de autores e de livros. Também temos planos de levar contadores de histórias para dentro dos restaurantes”, conta. A novidade será divulgada por meio de uma campanha criada pela Taterka e veiculada a partir deste sábado (25).
Copa
Patrocinador oficial da Copa do Mundo de 2014, o McDonald´s lança nesta quinta-feira (23) o concurso cultural “Sonho de craque”, que selecionará crianças para entrarem em campo ao lado dos jogadores. Além disso, dá continuidade ao programa de capacitação de voluntários que trabalharão no evento, realizado pela primeira vez em 2013, durante a Copa das Confederações. O curso é dividido em duas etapas: uma online, realizada no site da Fifa, e um módulo presencial para 15 mil selecionados.
“Somos um povo que adora receber pessoas e que também ama o futebol. O nosso trabalho foi simplesmente aguçar no grupo de voluntários esse espírito hospitaleiro natural que eles têm. Nada diferente do que fazemos todos os dias em nossos restaurantes”, afirma David Grinberg, gerente de marketing esportivo da Arcos Dorados. A rede está presente em 179 municípios brasileiros e possui mais de 700 restaurantes e 50 mil funcionários no país.