O Unicef lança um alerta sobre a importância do trabalho de parto espontâneo para a saúde da mãe e do bebê. De acordo com a análise divulgada pela organização, cada semana a mais de gestação aumenta as chances de o bebê nascer saudável, mesmo quando não há mais risco de prematuridade. As últimas semanas de gestação permitem maior ganho de peso, maturidade cerebral e pulmonar. Essas questões urgentes são o foco de Quem Espera, Espera, nova campanha pelo direito de nascer na hora certa. O objetivo é dar visibilidade a esse tema e sensibilizar os brasileiros, especialmente mulheres e suas famílias, sobre a importância de esperar o trabalho de parto espontâneo.
O elemento central da campanha, criada pela agência mcgarrybowen, é uma série de filmes produzidos pela Conspiração Filmes que contam com a participação da atriz Heloísa Périssé, que apoiou a causa.
Ela – 30s: https://www.youtube.com/embed/J1Mntomtg10
Ela – 60s: https://www.youtube.com/embed/rd67QTdmujE
Paciência 1: https://www.youtube.com/embed/h1IvhuP0qVk
Paciência 2: https://www.youtube.com/embed/8EVDyTUiyC8
Paciência 3: https://www.youtube.com/embed/wxVqgXDf7mc
“Abordar a importância de se esperar pela hora certa de o bebê nascer foi um grande desafio. Como passar um conteúdo tão sério sem soar professoral, nem fazer a mulher se sentir julgada? Falando de igual para igual, nunca de cima para baixo”, comenta Sophie Schonburg, VP de criação da mcgarrybowen. Segundo ela, o conceito Quem Espera, Espera reforça o quanto paciência é importante em toda gestação, principalmente na etapa final.
Na plataforma www.quemesperaespera.org.br, serão apresentadas informações sobre a importância de esperar pelo trabalho de parto. As mulheres serão convidadas a enviar seus depoimentos sobre as experiências no parto de seus filhos, dando dicas para ajudar futuras mães a entender melhor, sob os mais diversos ângulos, a importância dessa espera. Ainda estará disponível para ser baixado um plano de parto que pode ser personalizado, de acordo com as preferências de cada grávida.
A criação e a produção da campanha e dos vídeos foram realizadas de forma pro bono pela mcgarrybowen, Conspiração Filmes e Isobar e será veiculada, gratuitamente, em canais de televisão, veículos online e impressos e em mobiliário urbano.
A iniciativa faz parte da campanha global do UNICEF #EarlyMomentsMatter, que tem como foco a primeira infância.