Apesar da depressão econômica, a MChecon Cenografia contabilizou crescimento de 37% no ano passado. Porém, como frisa o presidente da empresa, o executivo Marcelo Checon, foi um ano com Olimpíada no calendário, que o tornou atípico. Seu plano, no entanto, é manter o faturamento de R$ 100 milhões contabilizado em 2016. Por esta razão, estruturou um núcleo de projetos especiais que tem como gestores Vico Barbosa, que atuava na captação de patrocínios para a cantora Ivete Sangalo, e Didia Humbert, ex-Cross Networking.
Checon não quer alterar o core business do negócio, mas a ideia é ajudar agências e anunciantes a captar recursos para estarem presentes em eventos com o Rock in Rio, que vai ser o maior da temporada de 2017. Por exemplo, a empresa já está trabalhando em conjunto com a Dream Factory, responsável pelo festival musical, para identificar uma montadora para substituir a Volkswagen, que abriu mão da sua participação.
“Claro, vamos ser comissionados por esse tipo de iniciativa, mas não será o propósito final desse movimento, afinal não temos perfil de broker. Queremos entregar a cenografia embalada quando consolidarmos alguma venda. Na verdade, não queremos mais ser vistos apenas como uma agência de cenografia. Como temos uma ampla cadeia de relacionamento, podemos usar isso para ajudar nossos parceiros comerciais. A TV Bahia, que realiza o Festival de Verão em Salvador, já nos confiou a missão para vender o patrocínio do camarote cujo receptivo será no próximo dia 10 de dezembro. No pacote entra a cenografia”, ele argumenta.
Os eventos do calendário, como Dia das Mães, dos Pais, das Crianças e Natal, garantem a rotina, mas é justamente nas oportunidades não agendadas que a MChecon pode ganhar musculatura. Foi assim com o Baile da Vogue, para a Editora Globo. “Buscamos patrocinadores e fizemos a ambientação. No São Paulo Fashion Week fizemos o lounge da revista Quem, mas a cerveja Miller marcou presença com a oferta da bebida aos convidados. Quando o cliente nos confia essa responsabilidade, vemos que somos cada vez mais multiplataforma. O interesse é estabelecer ligação entre cliente e agência para fomentar trabalhos cenográficos”, acrescenta o presidente da MChecon.
Ainda sem poder revelar o nome da marca, a MChecon está estruturando uma loja- -conceito no Shopping JK, em São Paulo, para uma marca de do trade automobilístico. Apesar de o setor não estar respondendo, devido à crise econômica, o mercado de caminhões tem a chance de mostrar seu valor na Fenatran (Salão Internacional do Transporte de Cargas), que será realizada de 16 a 20 de outubro deste ano. Com a Coca-Cola, está presente no Festival de Parintins que envolve logística para 300 convidados da marca.
“Também estamos de olho nas prospecções futuras. Estamos negociando com a Unilever a cota master do evento Oi Sports Rio para 2018. Este ano levamos uma equipe do anunciante para degustação”, destaca Checon, que está abrindo a MChecon Nordeste. “As festas de São João, Carnaval e outros eventos são uma alternativa que não podemos descartar”, ele finaliza.