A Copa do Mundo da Rússia já começou para a MChecon. A empresa firmou acordo operacional com a Vivid, marca de ativação do Publicis Group, e já está consolidando acordos com fornecedores especializados do país-sede do evento para a montagem da Casa Rio para a Riotur, empresa de turismo do Rio de Janeiro. O espaço vai abrigar marcas, por meio de patrocínio, interessadas em promover a capital fluminense. Marcelo Checon, sócio, fundador e CEO da agência especializada em cenografia, já esteve por duas vezes em Moscou para reuniões com o comitê organizador e identificar oportunidades para seus clientes.
“Muitas marcas já estão preparando suas estratégias e temos de estar preparados. A Copa é um evento que possibilita bons negócios e é um indicador de que 2018 será mais movimentado para o trade de live marketing. Quem não investiu na Copa de 2014, no Brasil, sofreu com um hiato de dois meses de inatividade e ninguém quer ter esse problema em mãos. No próximo ano teremos eleições, que incrementam o setor, mas não pelo viés político. Outro grande evento é o Salão do Automóvel. Estamos bem esperançosos, embora não tenhamos do que reclamar de 2017”, detalha Checon.
Pela primeira vez, a MChecon vai organizar a cenografia de Natal de shoppings centers. Sua equipe comercial fechou contrato com seis espaços: Shopping JK, Lar Center, Iguatemi e Morumbi, todos em São Paulo, Leblon Rio e Shopping Bahia. “Não tínhamos essa expertise, mas tivemos sucesso nas prospecções e também fomos procurados por administradores. Essa novidade vai impactar positivamente o resultado deste ano”, ele disse.
Fundada há 13 anos, a MChecon está investindo em um conceito híbrido de atuação. A partir do próximo dia 20, vai ocupar uma laje no Shopping Villa Lobos, em São Paulo, que concentrará 70 profissionais dedicados a criação, vendas, planejamento e atendimento. O espaço foi desenhado pelo arquiteto Wado Gonçalves, o mesmo que desenvolveu o design dos escritórios da Red Bull, Lew’LaraTBWA, Turner, BFerraz e do baile de Carnaval da revista Vogue, por exemplo.
“Esse arquiteto prima pelo design de espaços corporativos com cara de cenário. Essa linguagem tem tudo a ver com o nosso core business e vai funcionar como comunicação com os nossos clientes nessa nova fase. Como o escritório ficava fora de São Paulo, não conseguíamos receber os profissionais dos anunciantes e das agêcias com tanta frequência. A partir de agora, vamos ter essa flexibilidade”, detalha Checon.
O chão de fábrica da empresa também está sofrendo uma profunda transformação. Ele não vai mais concentrar todas as especialidades. Serão três unidades, uma exclusiva para ponto de venda, outra para stands e a última para promo. “São profissionais diferentes. A separação vai tornar mais ágil o processo de execução de cada job. Quem faz stand dificilmente vai trabalhar com a mesma competência em mobiliário”, ele detalha.
A loja-conceito da montadora Mitsubishi, instalada no Shopping JK, em São Paulo, que tem patrocínio da LG, uma articulação da MChecon, vai chegar em julho de 2018 a Campinas. “É uma pop up store que atende aos interesses da marca, mas pode ter patrocínio. A LG expõe os seus produtos e aproveita o fluxo”, finaliza.