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Criada há 12 anos pelo empreário Marcelo Checon, a MChecon está diversificando sua operação desde a chegada da executiva Juliana Ferraz para comandar as estruturas de marketing e comercialização, mas sem sair do core business original, que é fornecer serviços de cenografia. A ideia é ter uma atuação 360° para contemplar atividades antes não relacionadas ao portfólio da empresa sem gerar conflitos com as agências de marketing promocional, que impactam em cerca de 70% o seu faturamento, que em 2015 chegou a R$ 80 milhões, com a expectativa de atingir R$ 120 milhões este ano. O caminho para materializar o objetivo já está traçado: apenas com as Olimpíadas do Rio de Janeiro, onde construiu o badalado Hotel Nissan sob encomenda da Dream Factory, contabilizou R$ 40 milhões.

A Rio 2016 também envolveu a edificação da Casa Holanda, em parceria com a agência inglesa CSM, especializada em Olimpíadas, que já está estruturando escritório em Tóquio para atuar nos jogos de 2020. “Esse é um mercado movido a eventos. Cada um deles exige algum tipo de estrutura cenográfica, das mais simples às mais sofisticadas. Temos uma estrutura de produção em Osasco, na região metropolitana de São Paulo, capaz de suprir qualquer demanda das agências”, explica Checon, que conta com o olhar do diretor de operações Joel de Souza para buscar soluções criativas. “Usamos muito a tecnologia para definir nossos projetos. Recentemente mandamos uma equipe para o Salão do Automóvel da Rússia para observar tendências que poderão ter relevância no Brasil”.

E o Salão Internacional do Automóvel, de 10 a 20 de novembro no São Paulo Expo, já está movimentando a MChecon encarregada de montar os stands da Mercedes-Benz e da Fiat. O Natal também já está na pauta. Os shoppings da rede Iguatemi já estão em fase de produção. Checon afirma que a cenografia será inovadora e está sendo feita diretamente com o cliente.

Porém, é um caso único. A MChecon não quer ocupar o lugar das agências, mesmo com o plano de ter um modelo 360°. “Mesmo quando somos solicitados pelo cliente, sugerimos agências com as quais trabalhamos para a execução porque não é a intenção sair da nossa expertise. A Tudo e a Samba já realizaram projetos cuja origem foi na empresa. Como somos um hub comercial que age em muitos clientes, muitas vezes recebemos consultas”, afirma Checon, explicando que tem equipes especializadas para execuções em pontos de venda, stands, palcos e camarotes.

O Camarote Salvador é uma das apostas da MChecon no Carnaval 2017. Juliana está estruturando um plano com a prefeitura soteropolitana para ativar eventos e buscar patrocinadores. Também vai envolver títulos da Condé Nast, como Glamour e Quem Acontece. “Percebemos que há muitas oportunidades na maior festa brasileira. E vamos explorar o Carnaval com outras possibilidades, mas dentro do nosso core de negócios. Se houver chance, chamamos alguma agência para nos ajudar na criação”, finaliza Juliana.