Um movimento que reúne nomes sinônimos de poder entre veículos, agências e anunciantes foi formado nesta quinta-feira (10) nos Estados Unidos com o objetivo de mensurar números e hábitos de telespectadores que usam televisão, telefone celular e computador.
Chamado de Coalition for Innovative Media Measurement, o grupo engloba empresas como Time Warner, News Corp, NBC Universal, CBS, Disney, Discovery, Viacom, Procter & Gamble, Unilever, AT&T Interpublic Group, Starcom MediaVest, WPP e Omnicom. As informações são do site do Financial Times.
A megacoalizão deverá afetar o controle do Nielsen na medição de mídia. Segundo o FT, o grupo começa a trabalhar com um fundo de pesquisa estimado em US$ 1,5 milhão. “Os sistemas existentes não são capazes de medição acurada dos hábitos de mídia de nossa audiência na multiplicidade de plataformas existente hoje”, disse Jeff Zuccker, chief executive da NBC Universal, em um comunicado citado pela FT. O site do jornal inglês também afirma que a formação do grupo é feita após “décadas de frustração com o Nielsen, que controla a medição de audiência de televisão através de uma amostra de 18 mil domicílios dos Estados Unidos.”