Os Toros Lokos estão voando alto. Aparentemente, as asas do Red Bull estão surtindo efeito. Afinal, não é todo ano que vemos um time/marca fazer a melhor campanha da primeira fase do Paulistão, um dos campeonatos estaduais mais tradicionais – e competitivos – do Brasil.
O Red Bull Brasil conseguiu terminar a primeira fase com 27 pontos, mais que os 25 do Palmeiras, 23 do Santos, 21 do Corinthians ou os 15 do São Paulo, o quarteto mais tradicional do futebol paulista.
O que um clube/marca pode ensinar aos times brasileiros? A resposta, aparentemente, está na gestão. O time irá completar 12 anos no fim deste ano e não esconde a vontade de crescer. Ações como a Toro Fundador mostram, por exemplo, como eles trabalham para criar torcida. Afinal, o que um time sem a identificação regional pode vender como valor cultural para os mais jovens? A resposta traz uma combinação entre filosofia de marca e resultado em campo.
“Foco, profissionalismo, responsabilidade e paixão é com a gente mesmo. Você acha que no futebol vai ser diferente?”, diz a equipe em seu site oficial, dando pistas do que é importante para formar torcedores.
Ao PROPMARK, o clube diz que sabe que o crescimento da torcida é algo a longo prazo, que só virá também com alta performance em campo. “Mas é um projeto a longo prazo”, afirma a equipe sediada em Campinas.
Mas além de inspirar os times, o Red Bull Brasil é um case para marcas. É o quarto time da empresa no mundo. Os outros estão em Nova York (EUA), Salzburgo (Áustria) e Leipzig (Alemanha). O clube destaca que a Red Bull é uma marca que está sempre ligada à alta performance e bom rendimento. O time, como os outros atletas, só reforça os valores da marca.
A postura nas redes sociais também deixa claro que o Red Bull Brasil quer “provocar” todos os outros grandes do estado.
[INSTAGRAM=https://www.instagram.com/p/BuUOlEKh0yT/]
Sem falar que o time – que já pertence a uma marca – é patrocinado por outras empresas, como mostra o backdrop no vídeo abaixo (que dá inveja a muito clube por aí):
[INSTAGRAM=https://www.instagram.com/p/Btl1L5EBjZV/]
Em 12 anos, o Red Bull Brasil já conseguiu o que muitos ainda buscam no esporte. Pensando nisso, quais as principais diferenças entre a gestão do RBB e de outros times? “É difícil falar de outras administrações. A nossa é baseada em seriedade, comprometimento e cumprir com o prometido pra cada atleta e funcionário do clube”, afirma o time.
Resta esperar para ver como serão os próximos 12 anos da equipe. Afinal, há muito o que conquistar. Títulos representativos e crescimento no Campeonato Brasileiro são apenas alguns exemplos.