Aprimorar a experiência dos clientes e a relação das empresas com ele á uma das prioridades para a maioria dos empresários consultados pela consultora Oracle. De acordo com o relatório, 93% dos empreendedores consideram esse quesito como a linha de frente de suas empresas nos próximos dois anos.
A valorização da experiência do consumidor, além de ajudar a consolidar as empresas no mercado, também tem consequências financeiras. Ao todo, 99% dos executivos ouvidos acreditam que esse fator é vital para para os negócios e os resultados e concordam que a perda potencial de receita quando não se oferece uma experiência positiva corresponde a 20% do faturamento anual.
Mas apesar de avaliarem a experiência do cliente como crucial, são poucas as empresas que cultivam essa política há algum tempo. Cerca de 37% acabaram de implementar um programa de aprimoramento de relação com o consumidor e apenas 20% consideram-se em um estágio avançado desse tipo de iniciativa. Entre os aspectos que dificultam a implantação desses programas, foram mais comumente citados a inflexibilidade na tecnologia, organizações e sistemas e investimentos insuficientes.
A Oracle ouviu 1.342 executivos de 18 países na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia para elaborar o estudo.