Falar em 2021 tem se tornado também uma forma de falar em desafios – assim, no plural. E para o TikTok não foi diferente, e não apenas por toda uma mudança no consumo da população durante a pandemia. A rede social, que venceu o Melhores do PROPMARK 2021 em Plataforma Digital, estreitou relações com as marcas, com a criação do TikTok for Business, cuja proposta é conectar público e anunciante.

Head de soluções globais para negócios do TikTok na América Latina, Gabriela Comazzetto cita o desafio de construir a plataforma durante a pandemia. “Fazer o lançamento de uma plataforma, novos recursos e produtos, lançamento para pequenas e médias empresas, montar o time, em suma, toda a operação no mercado brasileiro, de forma virtual, foi e tem sido um grande desafio”, afirma.

Desafio que vem surtindo resultados e cases de importantes players do mercado, tal qual Magazine Luiza, Rappi, Elseve L’Oréal, Banco Next, Riachuelo e Doritos, entre outras marcas. Gabriela revela que o intuito da plataforma é trazer um conceito ‘inovador de propaganda’ para as marcas. Ela cita o slogan Don’t Make Ads, Make TikToks.

Gabriela Comazzetto, head de soluções globais para negócios do TikTok na América Latina: brasileiros aderiram à plataforma com bastante criatividade, originalidade e autenticidade (Divulgação)

“Esse conceito aproveitou toda a essência da plataforma, de forma que os nossos usuários sejam impactados positivamente, através de conteúdos criativos e autênticos, da mesma forma quando experimentam os conteúdos do TikTok”, disse.

Outra ponta importante da comunicação do TikTok, a publicidade ganhou destaque com campanhas, como #Quem- TemTikTokTemTudo. A ação, protagonizada por Emicida, fez uma adaptação da música Quem Tem um Amigo (Tem Tudo) para mostrar que usuários do mundo todo podem aprender de tudo com o TikTok.

A campanha #IssoOTikTokMostra é outro exemplo. A ação, que foi lançada na final do BBB, teve como tema a autenticidade e a criatividade dos conteúdos e criadores do TikTok. Além do Big Brother Brasil, a marca também esteve presente em outros realities, como A Fazenda (Record TV) e Masterchef Brasil (Band).

Essa foi a segunda vez, em três edições do Melhores do PROPMARK, que o TikTok vence na categoria Plataforma Digital. Gabriela acredita que esse é o reconhecimento da proposta do TikTok, que é a de oferecer oportunidades para a criatividade.

“O TikTok conquistou o coração dos brasileiros que, com muita originalidade, criatividade, autenticidade e leveza, abraçaram a plataforma”, afirmou. “Queremos seguir levando para a nossa comunidade e para as marcas uma experiência única, completa e divertida, que não existe em nenhum outro lugar. Continuaremos focados nessa nossa missão e gratos pelos resultados e pelo reconhecimento”, complementou.