A rede de supermercados Essential Waitrose, na Inglaterra, foi a vencedora, em 2011, do prêmio de design DBA Design Effectiveness Award, pelo rótulo para um vidro de molho tipo brown sauce. Esse molho inglês é feito com tomates, passas, tamarindos e vinagre.
Apesar do reconhecido prêmio, Harry Deverill, de 7 anos, não entendeu o que significavam os desenhos contidos no rótulo. Sua indignação veio enquanto comia um pão com bacon e o brown sauce. Foi então que o garoto decidiu escrever para o Essential Waitrose questionando a embalagem. A carta foi encaminhada para Mark Price, diretor da rede.
“Caro Mark Price, estou escrevendo porque eu comi o brown sauce da Waitrose com meu sanduíche de bacon. Perguntei para o meu pai o que era aquela imagem na embalagem. Meu pai não sabia e nem eu. Você poderia me dizer? Minha mãe diz que desenho muito bem, então se você quiser que eu desenhe uma nova imagem para o rótulo, eu ficaria muito feliz em fazê-lo”.
Para a surpresa de todos e, principalmente, de Harry, Price aceitou a proposta e pediu que o menino desenhasse sua versão do rótulo. Harry chegou a três versões de um prato com ovos e bacon, com o que, segundo ele, era mais adequado para estar em um rótulo de brown sauce.
O desenho foi aprovado e adotado como novo rótulo do produto e, segundo Price, a carta de Harry foi essencial para que eles ouvissem o que os consumidores têm a dizer sobre os produtos da rede. Confira o novo rótulo!