A linha que separa o CRM da publicidade tradicional está quase desaparecendo, o que faz com que o marketing direcionado a consumidores individualmente seja quase uma realidade. A afirmação é de Dick Costolo, CEO do Twitter, um dos participantes da CES, feira de tecnologia que ocorreu durante esta semana em Las Vegas.
Segundo Costolo o direcionamento individual era uma realidade distante, mas as redes sociais mudaram esse cenário. Como exemplo, ele citou o caso de uma marca que respondeu a um consumidor enviando a ele uma foto customizada que, consequentemente, outras pessoas viram na rede social. “Você amplifica seu conteúdo por conta da conexão com outros usuários”, disse.
Ele afirmou ainda que considera o Twitter como algo indispensável para aqueles que vivem conectados e que “a equipe está tentando fazer com que os profissionais de marketing se conectem com as pessoas no contexto do que está acontecendo no momento”. Ao mesmo tempo, porém, Costolo admitiu que os consumidores podem simplesmente declinar o recebimento das mensagens patrocinadas na rede, embora não tenha dado números de quantos já o teriam feito.
De acordo com Maurice Levy, CEO do Publicis Groupe, que anunciou uma parceria com o Twitter em abril (leia mais aqui), na Europa, menos de 5% dos usuários do Twitter desativaram os tweets patrocinados. “Os consumidores não querem perder sua relação com a marca ou uma oferta, mas não querem receber uma carga excessiva de informação ou as mensagens erradas”, disse o executivo.
Essas afirmações foram feitas no contexto da privacidade, assunto que ambos consideraram sério. “Você só precisa ser claro e direto com os usuários”, disse o CEO do Twitter, enquanto Levy opinou que o uso de dados privados para o envio de mensagens deve ser estudado com cuidado, embora o acesso a tais informações seja importante para evitar que os usuários da rede sejam bombardeados com spams e outras mensagens indesejadas.